No último domingo, 31 de agosto, a cidade gaúcha de Nova Prata serviu de palco para a Jornada Diocesana da Catequese, que promoveu um dia de formação, oração e celebração. Com a participação de mais de 900 catequistas provenientes das sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, o evento ressaltou o tema “Catequista: testemunha da fé”, reafirmando a importância dessa vocação na transmissão da fé cristã.
Um dia de formação e espiritualidade
A jornada começou com um acolhedor café da manhã na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, que recebeu grupos de catequistas vindos de diferentes localidades da diocese. O bispo diocesano, Dom José Gislon, deu início ao evento com uma mensagem inspiradora, destacando a relevância da catequese para a continuidade da comunidade de fé. Ele ressaltou: “Sem catequese não há formação dos novos discípulos e discípulas do Senhor Jesus nesse terceiro milênio”, reforçando a missão dos catequistas.
O sentimento de pertencimento e ação de graças permeou todo o encontro. A coordenadora da catequese da Paróquia São Leonardo Murialdo, expressou seu orgulho e destacou a importância de fazer parte de uma comunidade católica ativa. “Estou muito orgulhosa de estar aqui. É um sentimento abençoado de pertencimento”, afirmou.
A oração e a adoração ao Santíssimo
Um momento marcante da jornada foi a Leitura Orante da Palavra de Deus, que proporcionou reflexões profundas sobre a ressurreição de Jesus. A catequista Neusa Spricigo, da Paróquia Santos Apóstolos, afirmou que ocasiões como essas fortalecem a caminhada dos catequistas. “Quanto mais anunciamos, mais sentimos o desejo de anunciar Jesus”, comentou.
O catequista Marcelo Mito, membro da Comissão de Iniciação à Vida Cristã do Regional Sul 3 da CNBB, conduziu uma reflexão sobre os principais documentos que abordam a catequese. Ele enfatizou a alegria de estar presente no evento e ressaltou a vibrante missão da Igreja e dos catequistas. “Foi um dia muito abençoado, demonstra a alegria de uma Igreja missionária”, disse Mito.
Momentos de partilha e ação de graças
A adoração ao Santíssimo Sacramento, com cânticos e orações, trouxe um clima de comunhão entre os participantes. Sob a coordenação do padre Leonardo Inácio Pereira e do vigário episcopal, padre Mauri Francescatto, foram feitos pedidos de bênçãos para as comunidades e famílias representadas pelos catequistas.
Na parte da tarde, Marcelo Mito oferecer mais momentos de partilha, compartilhando recomendações de leituras relevantes para os catequistas e recordando a missão de todos como discípulos missionários de Jesus, sempre prontos a anunciar a fé com suas vidas.
Encerrando o evento, os catequistas participaram de uma missa em ação de graças presidida por Dom José Gislon, que agradeceu a cada um pela dedicação e pela missão vital que desempenham em suas comunidades. “Levem a alegria deste encontro às suas comunidades”, incentivou o bispo.
Margareth Bedin Menegat, coordenadora da Iniciação à Vida Cristã da Diocese, considerou a atividade extremamente válida e expressou a intenção de promover mais jornadas nos próximos anos. “Todos gostaram muito, solicitaram que fizéssemos mais eventos para que possam ter ânimo nas suas missões de evangelização”, concluiu.
*Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul