O leilão para a construção e gestão do túnel Santos-Guarujá, que marcará a primeira travessia submersa do país, está marcado para sexta-feira (5). Nesta segunda-feira (1), as empresas espanholas Acciona e portuguesas Mota-Engil entregaram seus envelopes de interesse, que serão avaliados durante o certame. O projeto, avaliado em R$ 6,8 bilhões, é considerado uma das maiores obras do PAC.
Detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá
Com previsão de início das obras para o próximo ano, o túnel terá 1,5 quilômetros de extensão, sendo 870 metros submersos. O trajeto começará na região de Vicente de Carvalho, no Guarujá, até o bairro Macuco, em Santos, próximo ao porto. Além de desafogar a circulação na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a estrutura deve aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos e reduzir congestionamentos.
Características técnicas e benefícios
O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, uma delas adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e espaço para pedestres. Sua construção envolverá módulos pré-moldados de concreto armado, que serão transportados por flutuação até o local, com instalação sem interromper o tráfego de navios no canal. A previsão de entrega é para 2029, após aproximadamente três anos de obras.
Responsabilidades e custos
A iniciativa será feita com recursos do governo estadual e federal, além da participação do setor privado. O custo total, de R$ 6,8 bilhões, será repartido igualmente entre os governos e o restante financiado por iniciativa privada. O modelo de concessão prevê que a empresa vencedora seja responsável pela construção e administração do túnel por 30 anos, recebendo uma contraprestação anual de cerca de R$ 270 milhões, além de arrecadar recursos via pedágio, cujo valor estimado inicialmente é de R$ 6,15 para veículos leves.
O projeto exige ainda a desapropriação de 776 famílias, principalmente no lado do Guarujá, e a reurbanização de 645 casas irregulares em Vicente de Carvalho. A proposta é garantir a realocação adequada dessas pessoas, enquanto a receita do pedágio deve atingir aproximadamente R$ 3,16 bilhões ao longo do período de concessão.
Disputa e expectativas para o leilão
O critério de julgamento no leilão será o maior desconto sobre o valor que a administração pública pagará mensalmente à concessionária. O resultado deve definir qual das propostas, de Acciona ou Mota-Engil, será adotada. O projeto, que demanda investimentos de alta complexidade, é uma realização histórica e uma grande aposta na modernização da infraestrutura de transporte na região.
Segundo informações apuradas, o setor privado demonstra interesse em participar desse marco da engenharia latino-americana, que unirá duas cidades de grande importância econômica e logística. O sucesso do leilão marcará um passo decisivo para o avanço das concessões em infraestrutura no país.