Brasil, 1 de setembro de 2025
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Leilão do túnel Santos-Guarujá conta com propostas de empresas estrangeiras

Empresas espanholas e portuguesas competem na concessão do projeto do primeiro túnel submerso do Brasil, com investimento de R$ 6,8 bilhões

Na próxima sexta-feira (5), às 16h, será realizado na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão para a construção do túnel Santos-Guarujá. As propostas são apresentadas pelas empresas espanholas Acciona e portuguesa Mota-Engil, que competem pela concessão do empreendimento.

Empresas participantes do leilão garantem experiência em projetos relevantes

A Acciona, responsável pela execução da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, e a Mota-Engil, que assinou recentemente contrato com a Petrobras para serviços nos sistemas submarinos de plataformas offshore, figuram como principais candidatas. O vencedor ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos.

Projeto de alta complexidade e impacto regional

Com previsão de investimento de R$ 6,8 bilhões, o projeto conta com aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido entre os governos estadual e federal. A iniciativa privada complementará o restante dos recursos. O túnel será a primeira travessia submersa do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, por módulos de concreto pré-moldados no leito do canal portuário.

Características e benefícios do túnel

O empreendimento inclui três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços. Com licença ambiental prévia emitida pela Cetesb em agosto de 2025, o túnel pretende solucionar um gargalo de mobilidade entre Santos e Guarujá.

Atualmente, a travessia é feita por rodovia, com percurso de 43 km e tempo médio de uma hora, ou por balsas e barcas, que podem levar de 18 a 60 minutos. Segundo o governo de São Paulo, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as margens utilizando esses meios. O túnel reduzirá esse tempo para cerca de dois minutos, aliviando o tráfego na rodovia e melhorando a eficiência do Porto de Santos.

Impactos econômicos, sociais e ambientais

Para o governo federal, a obra deve transformar a mobilidade urbana, estimular a economia local e melhorar a qualidade de vida de mais de 720 mil habitantes. Além disso, a construção do túnel deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante suas fases de execução e operação.

“O túnel Santos–Guarujá é uma obra emblemática do Novo PAC e representa um avanço na mobilidade urbana e na infraestrutura do Brasil, fortalecendo o turismo, a logística portuária e a economia local”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

Mais detalhes sobre o leilão podem ser conferidos na nota oficial disponibilizada pela Agência Brasil.

Para saber mais, acesse o link da Agência Brasil.

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