A expectativa é grande para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete co-réus, marcado para o dia 2 de setembro. O caso, que envolve a tentativa de golpe de estado, deve trazer mudanças significativas na rotina da área central de Brasília, conforme anunciado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O planejamento de segurança está sendo implementado para garantir a ordem e a segurança durante o processo, que se estenderá até o dia 12 de setembro.
Medidas de segurança durante o julgamento
As providências começaram a ser tomadas desde o dia 1º de setembro. O acesso à Praça dos Três Poderes será controlado pela Polícia Militar do DF, que aumentará o efetivo nas vias adjacentes. Uma célula de inteligência, composta por órgãos distritais e nacionais, estará presente para monitorar a situação em tempo real. A segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) será ainda mais rígida; o acesso ao prédio será feito com detector de metais, enquanto cães da polícia farão varreduras nas imediações. Durante a noite, drones equipados com câmeras térmicas estarão em operação para detectar qualquer movimentação suspeita.
Agenda do julgamento
Os dias e horários das sessões do julgamento já foram definidos pelo STF. Os dias de audiência são os seguintes:
- 2 de setembro: 9h às 12h e 14h às 19h
- 3 de setembro: 9h às 12h
- 9 de setembro: 9h às 12h e 14h às 19h
- 10 de setembro: 9h às 12h
- 12 de setembro: 9h às 12h e 14h às 19h
Um total de 501 jornalistas, tanto do Brasil quanto de outros países, foram credenciados para acompanhar o julgamento. Além dos profissionais de imprensa, mais de 3.300 pessoas se inscreveram para observar as sessões. Para acomodar o público, o STF disponibilizará 150 lugares no plenário da Segunda Turma, enquanto os jornalistas terão 80 cadeiras reservadas na sala da Primeira Turma, com acesso por ordem de chegada.
Preparativos para o feriado de 7 de setembro
Além do julgamento, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) também está organizando um esquema de segurança para o feriado de 7 de setembro, que ocorre na Esplanada dos Ministérios. As áreas serão fechadas a partir das 23h do sábado (6) e os portões de acesso ao público abrirão às 6h da manhã no dia do desfile. Para garantir que quaisquer manifestações políticas não interfiram com as celebrações oficiais, o governo criará dois “bolsões” para os atos, com distâncias de cerca de 2 km entre eles. Um dos locais designados será o estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV, e o outro na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.
Orientações ao público
A segurança será reforçada em todas as entradas, com revistas rigorosas realizadas. A SSP recomenda que o público chegue cedo e leve água e alimentos leves, além de alertar que a entrada com diversos itens será proibida, como:
- Animais (exceto cães-guia)
- Armas de fogo ou objetos cortantes/perfurantes
- Explosivos e fogos de artifício
- Frascos de vidro, latas e copos
- Equipamentos que comprometam a segurança
As orientações visam garantir a segurança de todos os participantes e a integridade do evento. Com um esquema pré-planejado e intenso, espera-se que tanto o julgamento quanto as celebrações de 7 de setembro ocorram com a máxima tranquilidade.
O Brasil aguarda com expectativa o desfecho deste julgamento que pode ter impactos significativos na situação política do país, além da repercussão que promete gerar nas diversas esferas da sociedade.