Brasil, 2 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

JD Vance afirma que Trump tem senso de humor e surpreende na política

Senador republicano JD Vance gerou repercussão ao dizer que Donald Trump gosta de rir de si mesmo, apesar de evidências contrárias

Na quinta-feira, JD Vance, senador republicano, chamou atenção nas redes sociais ao afirmar que Donald Trump possui senso de humor e que os democratas poderiam aprender a rir de si mesmos, em uma entrevista ao Fox News com Will Cain. A declaração causou surpresa na imprensa e entre os internautas, devido às inúmeras evidências de que Trump dificilmente consegue humor autocrítico.

Declaração polêmica sobre o senso de humor de Trump

Durante a entrevista, Vance sugeriu que uma lição que os democratas poderiam aprender com Trump é “rir de si mesmo um pouco”. No entanto, sua afirmação gerou dúvida, pois há registros de episódios públicos que demonstram o contrário. Muitos consideraram a declaração uma tentativa de suavizar a imagem do ex-presidente, apesar do histórico de difíceis relações com o humor autocrítico.

Casos que contradizem a afirmação de Vance

Por exemplo, Seth Meyers fez duras brincadeiras com Trump em 2011 na Ceia de Correspondentes da Casa Branca, levando o então presidente a guardar ressentimentos até hoje. Além disso, Trump tentou usar o Departamento de Justiça para perseguir comediantes que o satirizavam, incluindo episódios envolvendo programas de televisão. Uma prova disso foi sua insistência em “demitir” o contrato do apresentador Stephen Colbert, ao qual revelou publicamente seu contentamento com a saída de Colbert do ar, em redes sociais como o Truth Social.

“I absolutely love that Colbert got fired”, escreveu Trump, também dando pistas de que não é fã de humor autocrítico ou de sátiras contra sua figura, como evidenciado na sua constante queixa de sátiras feitas por Jimmy Kimmel e outros humoristas.

Repercussão e análises

A fala de Vance foi amplamente compartilhada na internet, com muitos usuários destacando a contradição entre suas palavras e as atitudes conhecidas de Trump. Especialistas políticos e analistas apontaram que o ex-presidente dificilmente ri de si mesmo, sendo mais conhecido por sua postura de autoconfiança exagerada e por reações controversas a brincadeiras públicas.

Impactos no cenário político

Apesar da aparente desconexão entre a fala de Vance e os fatos, a declaração reforça o esforço de alguns políticos de minimizar a imagem de Trump perante o público, acreditando que uma postura mais leve e humorada possa ajudar na recuperação de sua popularidade. Porém, a história sugere o contrário, afastando ainda mais a avaliação de Trump como alguém com bom senso de humor.

Especialistas em comunicação política afirmam que declarações assim podem reforçar a imagem de polarização e de uma relação conturbada do ex-presidente com o humor e a mídia. A controvérsia continua, enquanto os comentários de Vance permanecem como alvo de debates na esfera pública.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost. Para mais detalhes, acesse HuffPost.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes