Brasil, 2 de setembro de 2025
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Transnordestina no Piauí tem 33% da segunda fase concluída 

A ferrovia Transnordestina avança no Piauí e já alcança 33% da segunda fase das obras no estado, no trecho de 151 quilômetros entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo. A primeira fase (240 km) já está concluída. Agora, a estrutura está sendo levantada para a colocação de trilhos e dormentes, etapa que foi antecipada para o primeiro semestre de 2026. Com isso, a conclusão total do trecho que abrange o território piauiense (391 km) está prevista para o segundo semestre de 2028, com um ano e meio de antecedência em relação ao prazo original.

Os investimentos foram retomados com novo fôlego após o governo federal anunciar, em julho deste ano, um aporte de R$ 1,4 bilhão para garantir a execução. O recurso vem dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), sendo R$ 600 milhões a serem liberados ainda em 2024 e R$ 816 milhões oriundos do Finor.

“Estamos muito otimistas com a conclusão dessa obra a partir da decisão do presidente Lula. Não é uma obra simples, vai demorar alguns anos, mas eu não tenho dúvida que vai se transformar em uma ferrovia operacional. Toda a região sudeste do Piauí, especialmente a mineração em Paulistana e Curral Novo, será muito beneficiada”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Fases da ferrovia

A Transnordestina está dividida em três fases principais: a primeira, do Porto do Pecém (CE) até São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), com cerca de 1.040 km. A fase dois corresponde ao trecho de 166 km entre Paes Landim e Eliseu Martins (PI), inteiramente dentro do estado. A última fase vai de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE), com 547 km.

Com informações da Secom

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