Depois que Donald Trump anunciou, nesta semana, a possibilidade de enviar tropas à cidade de Chicago, o governador de Illinois, JB Pritzker, respondeu de forma contundente e que viralizou na internet. Trump havia declarado que, na cidade, havia “mulheres negras bonitas” pedindo sua presença, em alusão ao uso de bonés vermelhos.
Trump ameaça enviar tropas a Chicago
Segundo relatos, o ex-presidente afirmou que estaria considerando enviar a Guarda Nacional para Chicago, alegando que há pedidos “clamando” por sua intervenção. Ele afirmou: “Mulheres negras, bonitas, estão dizendo: ‘Por favor, presidente Trump, venha a Chicago’.”, como destacou reportagem do BuzzFeed.
Resposta firme de Pritzker ao comentário de Trump
Reelaborando a ameaça, Pritzker, que não escondeu sua apreensão, afirmou: “Se você machucar meu povo, nada vai impedir — nem o tempo nem as circunstâncias políticas — que eu garanta que você enfrente a justiça sob a nossa Constituição.”
A resposta do governador também viralizou após uma brincadeira de Trump, que sugeriu que ele “deveria passar mais tempo na academia”. Pritzker aproveitou o momento para reatar o tom de firmeza, e a mensagem ganhou força nas redes sociais.
Reação nas redes sociais
Nos comentários, internautas manifestaram apoio ao governador de Illinois. Uma pessoa comentou: “Trump é um valentão de escola! Pequeno, mesquinho e pouco inteligente.” Outra observou: “Meu governador é muito bom em devolver na mesma moeda, com classe.”
Também houve quem citasse a presença de outros líderes democratas, como Gavin Newsom, dizendo: “Este é o verdadeiro negócio. Dois líderes democratas (Newsom também) vão viver na cabeça de Trump de aluguel, e estou adorando isso!”
Perspectivas para 2028
Especialistas consideram que a resposta de Pritzker reforça sua posição na política local e que o ano de 2028 promete ser movimentado para figuras do espectro democrata. Enquanto isso, o país acompanha as provocações e respostas entre Trump e seus opositores.