Brasil, 31 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

11 santos que tiveram animais ou se relacionaram com eles

Conheça histórias de santos que demonstraram amizade, respeito e harmonia com animais ao longo da história da Igreja

Ao longo da história, muitos santos se destacaram não apenas por sua devoção a Deus, mas também por sua relação especial com os animais. Essas histórias refletem a conexão entre santidade e criação, mostrando uma visão de respeito e fraternidade com todas as criaturas.

1. São Francisco de Assis

De acordo com tradição, em Gubbio, na Itália, uma loba aterrorizava os moradores. São Francisco teve uma aproximação com o animal, que se aproximou dele após o santo fazer o sinal da cruz, acalmando-se. A loba então fez um acordo: alimentaria-se sem atacar e não causaria mais perigo na cidade, vivendo por anos depois, até sua morte.

Hoje, uma igreja dedicada a São Francisco de Assis foi construída no local, e na cripta há uma pedra que, segundo tradição, é do túmulo da loba.

2. São Antão, o Abade

Invocado como padroeiro dos animais, São Antão é lembrado por histórias como a de dois leões que ajudaram a cavar a sepultura de São Paulo, o Eremita. Outra tradição conta que um porco selvagem deu à luz porcos cegos, que São Antão curou, e a mãe, grata, passou a seguir o santo como guardiã.

3. São Pio de Pietrelcina

Segundo relato de Father Jean Marie Benjamin, durante uma missa na manhã cedo, quando São Pio, em cadeira de rodas, sofria com os estigmas, pássaros que cantavam na igreja ficaram silenciosos durante a consagração, como participando do momento sagrado. O impacto emocional dessa presença foi inesquecível para quem testemunhou.

4. São Serafim de Sarov

O santo russo é conhecido por seu retiro em isolamento na floresta, onde alimentava animais selvagens que se aproximavam dele. Um urso, que se tornara seu amigo e obediente, foi uma das mais surpreendentes companhias, evidenciando a mudança de ferocidade para uma postura dócil e leal.

5. São João Bosco

No “Memórias do Oratório de São Francisco de Sales”, ele relata a amizade com um grande cão chamado “Grey”. Este animal protegia-o de perigos, como quando afastou dois homens que tentaram atacá-lo, permanecendo ao seu lado até a segurança.

6. São Francisco Xavier

Durante uma viagem a Indonesia em 1546, uma crise no mar fez com que a cruz que ele carregava fosse levada pelo mar. Um caranguejo emergiu das ondas, carregando a cruz em suas garras, que foi devolvida a São Francisco Xavier, considerado um milagre registrado na história e na conservação do crucifixo na Espanha.

7. São Gerasimo de Sarov

Este eremita russo resgatou um leão ferido com uma ferradura na pata, e após a cura, o animal tornou-se seu companheiro fiel, ajudando-o nas tarefas do mosteiro. Quando o santo faleceu, o leão morreu ao seu lado, altura em que o animal foi encontrado morto na sua sepultura.

8. São Eutíquio

O general romano, convertido após uma visão de Jesus na antílope que perseguia, foi testemunha de uma aparição em que a figura do Cristo apareceu na caça, mudando sua vida de caçador para cristão devoto, com uma homenagem na basílica de Sant’Eustáquio em Roma.

9. São Bento

Segundo São Gregório Magno, ele alimentava uma coruja (ou corvo) que buscava pão diariamente. Em um momento de perigo, ao perceber uma ameaça de veneno na comida, o santo deixou o pão para o pássaro, que o levou para longe, salvando sua vida.

10. São Roque

Durante uma peste na Itália e França, São Roque cuidou de doentes e foi ajudado por um cão, que levava pão e lambia suas feridas. Após a recuperação, foi preso injustamente, morrendo na prisão. Seu cachorro permanece como símbolo da lealdade e proteção contra doenças.

11. São Martinho de Porres

Reconhecido por tratar todos com carinho, São Martinho tinha uma relação harmoniosa com animais. Contava-se que conviveu pacificamente com um cachorro, um gato e até ratos no convento, promovendo a paz mesmo entre espécies diferentes.

Essas histórias reforçam uma mensagem de respeito e fraternidade com todas as criaturas de Deus, revelando a harmonia que os santos buscaram cultivar com a criação divina ao longo da história.

Para aprofundar-se nessas narrativas, acesse o artigo completo em Fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes