Brasil, 1 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

“This One Was A Beast”: 13 fotos impressionantes da tempestade de poeira que engoliu Phoenix

Tempestade de poeira gigante em Phoenix atingiu velocidade de 70 mph, bloqueou aeroportos e causou destruição, deixando moradores assustados

Na tarde de ontem, uma massive haboob — tempestade de poeira formada por ventos de monção — varreu a cidade de Phoenix, Arizona, trazendo destruição e cenas impressionantes. As imagens mostram a rápida escurecida do céu e a força dos ventos que atingiram até 70 milhas por hora, cobrindo a cidade de poeira e areia.

O que é uma haboob e como ela se forma?

Segundo o site AccuWeather, uma haboob ocorre quando ventos de monção levantam grandes quantidades de poeira, areia e detritos do solo. Os ventos podem atingir picos de 70 milhas por hora, formando uma parede de poeira que pode chegar a 10.000 pés de altura e se estender por centenas de milhas, durando desde alguns minutos até várias horas.

O impacto na cidade de Phoenix

Por volta das 17h, a tempestade de poeira atingiu rapidamente a área de Phoenix. Motoristas que transitavam pela cidade compartilharam fotos mostrando o céu escurecendo em questão de minutos, transformando o ambiente. Uma delas registrou o momento do fenômeno do veículo, escrevendo: “Que vista, mas sinto falta dos meus cachorros”.

As consequências foram severas: voos partindo e chegando no aeroporto de Phoenix foram suspensos, e o transporte foi interrompido. Ao tentar voltar para casa, moradores também registraram a tempestade a partir do céu, assustados com a magnitude da parede de poeira que se aproximava.

Imagens e reações dos moradores

Nas redes sociais, usuários compartilharam imagens da tempestade que dominou diferentes pontos da cidade, de estacionamentos a quintais, com comentários como “Phoenix, AZ ou Arrakis?”.

A forte tempestade também provocou danos materiais, incluindo árvores e galhos derrubados, além de uma queda de energia que afetou dezenas de milhares de residentes. Conforme destacou a meteorologista Amber Sullins, “este foi um fenômeno de tirar o fôlego”.

Consequências e próximos passos

Com o passar da tempestade, a cidade começou a lidar com os efeitos do evento, incluindo prejuízos à infraestrutura e limpeza de áreas afetadas. Especialistas alertam para a intensificação dessas tempestades, que representam riscos ambientais e de segurança publicamente evidentes.

Mais informações sobre desastres climáticos em Phoenix podem ser acompanhadas em detalhes do periódico local AZ Central.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes