O ativista e advogado RFK Jr. declarou nesta semana que consegue identificar problemas de saúde em crianças apenas observando suas faces, movimentos e comportamento em aeroportos e na rua. Segundo ele, as crianças apresentariam sinais de sobrecarga mitocondrial, inflamação e falta de conexão social, o que, na visão dele, não é condizente com a aparência de uma criança saudável.
O que significa “disfunção mitocondrial”?
RFK Jr. afirma que essa condição afeta as mitocondrias, estruturas dentro das células responsáveis por produzir energia, essenciais para o funcionamento do corpo. A alegação é que, ao observar as crianças, ele consegue perceber se elas têm esse problema, que ele acredita ser comum atualmente.
Especialistas desmistificam a ideia
Porém, especialistas em saúde alertam que a noção de uma disfunção mitocondrial generalizada não é respaldada por evidências científicas sólidas. O pesquisador Jonathan Jarry, do McGill Journal of Medical Critical Thinking, explica que, embora as mitocondrias sejam fundamentais na produção de energia, problemas com elas geralmente estão ligados a doenças específicas e não a uma condição que possa ser identificada por aparência ou comportamento.
Segundo Jarry, “a ideia de que problemas mitocondriais estão causando uma variedade de doenças modernas é uma tendência exagerada, sem base científica forte. Para ajudar as mitocôndrias, recomenda-se manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e dormir bem.”
Reações na internet e questionamentos
Na plataforma X (antigo Twitter), o especialista em saúde Dr. Ashish Jha criticou duramente a afirmação de RFK Jr., dizendo que “ver crianças em aeroportos e julgar sua saúde com base na aparência é absurdo e sem respaldo científico”.
Outros usuários questionaram a veracidade da tese, brincando que, se fosse verdade, seria possível “diagnosticar a saúde de qualquer pessoa só de olhar”.
O que pensar sobre a afirmação?
Então, você acredita que é possível identificar problemas de mitocôndrias apenas observando as crianças? Ou seria mais uma teoria sem fundamentos científicos sólidos? Compartilhe sua opinião nos comentários!