Brasil, 30 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Patricia Mellodi e grupo de mulheres lançam clipe “Qualquer Uma”

Com a força da música e a urgência da denúncia, a cantora e compositora Patricia Mellodi se uniu a um time de mulheres para lançar o clipe “Qualquer Uma”, canção que é um poderoso grito de alerta e denúncia contra o feminicídio. A faixa será lançada nas plataformas de streamings pelo selo Tratore, nesta sexta-feira (29) e o clipe vai ao ar no Youtube de Patricia Mellodi na segunda-feira (1º) de setembro. O clipe teve o apoio da Firjan SESI, através do edital Mosaico e será compartilhado também no Youtube da Firjan Cultura.

A produção executiva é da Giz em cena produções, com a direção de Memeca Moschkovich e Glaucia Sundin. A música “Qualquer Uma” é composta por Patricia Mellodi em parceria com Ana Costa, artista com carreira consolidada. A direção do clipe é de Germana Guilhermme, cearense, que além de cantora, compositora e atriz se tornou uma grande diretora de clipes e tem se destacado com vídeos onde a temática é o feminino e suas lutas. A diretora de fotografia é a experiente Andrea Cebuki. O roteiro é assinado pela escritora Clara Mello, filha de Patricia e que também compõe o elenco.

“O videoclipe traz como conceito central a urgência de conscientizar que qualquer mulher pode ser vítima de feminicídio. Diferentemente do que ouvimos a vida inteira, o risco não está na roupa que usamos, na aparência que temos, ou nas escolhas de vida que fazemos. A violência de gênero, que está nas bases do Brasil e do mundo, não é responsabilidade da vítima em nenhuma instância, não escolhe perfil ou padrão, e pode atingir qualquer mulher”, afirma Patricia Mellodi.

O clipe, em preto e branco, se inicia com dados chocantes sobre a violência de gênero no Brasil. Mulheres dos mais variados perfis físicos aparecem reagindo à letra. Patricia Mellodi aparece nas ruas segurando a letra da canção em cartazes, como em uma passeata silenciosa e solitária. Um símbolo da insegurança e do silenciamento do qual as mulheres também são vítimas.

A esmagadora maioria dos casos de feminicídio, violência física, assédio e violência sexual acontece dentro de casa. Portanto, para as mulheres, o contexto doméstico e de intimidade, tido como espaço sagrado e seguro, é extremamente perigoso. A casa, cenário dessa violência, também está representada, sendo a imagem inicial do clipe.

Estão presentes no clipe mulheres brancas, pretas, LGBTQIAPN+, indígenas, trans, diversos corpos, de várias gerações num sentimento e postura de empoderamento, vergonha, medo, sororidade, identificação, espanto, entre outros.

Ao final, as mulheres aparecem juntas, unidas pela mesma condição de mulher, representando que a única saída é somar forças e vozes. Ainda temos um caminho longo pela frente na mudança dessa realidade, mas não precisamos mais caminhar sozinhas.
Germana Guilhermme, que dirige a gravação, disse que o clipe une força visual e simbólica para reforçar que a violência não escolhe perfil, classe social, raça, idade ou orientação sexual.

“’Qualquer Uma’ é um grito e um abraço em cada uma das mulheres. Tem força, seriedade, urgência, dor, vulnerabilidade, tem colo, carinho, suporte e acima de tudo total amor e respeito pelas mulheres. Dirigir e fazer a montagem desse videoclipe foi uma catarse e uma redenção. É a força das mulheres de mãos dadas e da mulher que levanta sua voz/cartaz e lidera essa união transformadora. É voz ecoando e acordando novos destinos. Fazer esse trabalho e vê-lo no mundo é cura coletiva, é sentir em cada célula que podemos fazer diferente quando estamos juntas”, disse Germana Guilhermme.

Foto: Simone Kontraluz

PATRICIA MELLODI

Cantora e compositora do Piauí, residente no Rio de Janeiro. Foi classificada duas vezes no “Prêmio Visa de Intérpretes. Sua música “Sem Amor” virou tema da novela “Porto dos Milagres”, da TV Globo, personagem da atriz Julia Lemmertz. Foi backing da Banda Blitz nos anos 2000, foi indicada duas vezes ao “Prêmio da Música Brasileira. Sua música “Não” foi tema dos personagens de Grazi Massafera e Ricardo Pereira, na Novela “Aquele Beijo”, da TV GLOBO. Patrícia foi a vários programas importantes de TV. Patricia teve sua música ” LastWords” (Últimas palavras), gravada pela Orquestra Sinfônica de Brandemburgo. Patr&iacut e;cia Mellodi hoje tem grande impacto na rede social com seus ”vídeos do café”, onde discorre sobre assuntos relacionados ao ser humano e seus enfrentamentos e superações com base na sua própria experiência, vários vídeos tem mais de um milhão de views. Patricia é uma artista independente e autoral, tem 6 álbuns, 3 EPs, e vários singles disponíveis em todas as plataformas digitais.

Foto: Simone Kontraluz


Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes