Na quinta-feira, um oficial eleitoral da Carolina do Norte, James Edwin Yokeley Jr., de 66 anos, renunciou ao seu cargo após ser preso e acusado de adicionar narcóticos ilícitos ao sorvete de suas netas. Ele havia sido o presidente do Conselho de Eleições do Condado de Surry antes de enviar sua carta de demissão.
Circunstâncias da prisão
De acordo com a polícia de Wilmington, Yokeley parou em um posto de gasolina Sheetz no dia 8 de agosto e chamou um policial para relatar que suas netas adolescentes haviam encontrado dois objetos duros no sorvete que haviam comprado recentemente em uma Dairy Queen a cerca de seis quilômetros de distância.
Felizmente, as meninas não chegaram a consumir os comprimidos, que posteriormente foram testados e confirmados como narcóticos ilegais. Vídeos de vigilância da Dairy Queen mostraram que Yokeley foi quem colocou os dois comprimidos no sorvete das vítimas, conforme informado pela polícia.
Após a prisão, Yokeley foi autuado por suspeita de contaminação de alimento com uma substância controlada e abuso infantil em grau de felony.
Reação e resignação
Em sua carta de demissão, Yokeley afirmou: “Esta decisão não foi tomada levianamente. Após muita oração, reflexão cuidadosa e consulta, concluí que é do melhor interesse do Conselho de Eleições do Estado, tendo em vista minhas circunstâncias errôneamente acusadas, renunciar neste momento.”
O auditor estadual Dave Boliek, que havia nomeado Yokeley para o conselho em junho do ano passado, informou que a renúncia permitiria ao conselho e ao Comitê Estadual avançar com o processo de nomeação de um substituto. “Como eu havia solicitado, o presidente do Conselho de Eleições do Condado de Surry renunciou”, declarou Boliek.
Contexto e antecedentes
Yokeley já havia concorrido a uma cadeira no Conselho de Educação do Condado de Surry, terminando em um competitivo terceiro lugar nas primárias republicanas de 2022, com 26,69% dos votos. Em sua campanha, ele enfatizou suas queixas sobre as políticas nacionais relacionadas à Covid e a contagem de votos nas eleições federais de 2020, algo que causou confusão entre os eleitores.
O vencedor da eleição, T.J. Bledsoe, comentou sobre a irracionalidade da ênfase de Yokeley em questões de Covid e votação em uma corrida local, afirmando: “Eu discordei de algumas maneiras como as coisas foram tratadas com as máscaras e esses tipos de coisas [durante a pandemia], mas isso já havia passado. Nós seguíamos em frente.”
Atividades e posturas atuais
Após a sua derrota eleitoral, Yokeley continuou utilizando as contas de mídia social da campanha para promover posições anti-vacina. Em uma postagem, ele citou o grupo de ativismo anti-vacina, Children’s Health Defense, de Robert F. Kennedy Jr., afirmando que uma “onda de justiça está crescendo contra empregadores que obrigam a vacinação contra a Covid.”
Ele também alegou, sem base, que “grandes farmacêuticas” e o governo federal estavam mentindo sobre as vacinas Covid, afirmando que teriam causado mais efeitos adversos e mortes do que todas as vacinas anteriores combinadas. Estudos mostraram, no entanto, que as vacinas contra a Covid são seguras e eficazes, com a maioria dos efeitos colaterais sendo leves ou moderados.
As acusações graves contra Yokeley criaram uma onda de repercussões e questionamentos sobre a integridade das instituições do ensino público e da segurança das crianças. A sociedade aguarda desdobramentos adicionais sobre o caso e as ações do conselho de eleições local.