Um brasileiro que pediu para não ser identificado criou o perfil Imignorante no Instagram para denunciar e satirizar a xenofobia e o crescimento da ultradireita em Portugal. Em apenas dois meses, a página virou sensação, ultrapassando sete mil seguidores com publicações humorísticas e críticas ao discurso anti-imigração.
Humor contra a ignorância e a xenofobia em Portugal
A ideia surgiu após o autor sofrer ataques em sua conta pessoal, motivado pelo interesse por política e por criticar discursos de ódio. “Comecei a analisar e criticar o crescimento do discurso anti-imigração aqui. Como a exposição gerou muitos ataques, resolvi criar um perfil de humor”, explicou ao Portugal Giro.
Ele criou o personagem caricaturesco “Mané Ventura”, uma figura que representa ideias sem lógica e absurda, com o objetivo de expor a falta de raciocínio dos discursos de extremistas. “Não ataco pessoas específicas, mas a ideia que representam. O nome ‘Mané Ventura’ reflete uma maneira informal de se referir aos Manuéis, comuns no Brasil, e tem um significado marcante”, afirmou.
Satirizar a xenofobia com inteligência artificial e humor
Segundo o criador, “Mané Ventura” busca mostrar a ignorância que alimenta o ódio contra imigrantes, muitas vezes baseado em informações distorcidas ou carregadas de preconceito. A página também reforça notícias apuradas com rigor pela imprensa, para combater fake news e desinformação.
“Imignorante” é uma combinação de “imigrante” e “ignarante”, um neologismo que resume a pessoa que ataca imigrantes com base em dados falsos ou sem fundamentação. “Quem espalha ódio sem nunca ter lido um documento ou uma notícia sobre o tema é o verdadeiro ‘imignorante'”, explicou o autor.
Impacto e principais publicações
A publicação de maior sucesso foi um vídeo intitulado “Portugal sem Imigrantes”, com cerca de 250 mil visualizações, no qual o autor usou inteligência artificial para criar cenas irônicas de como o país pararia sem a presença de imigrantes. “Usei recursos tecnológicos para reforçar a mensagem de forma satírica e impactante”, contou.
O perfil ainda divulga notícias pesquisadas com cuidado pela imprensa, reforçando que o combate à xenofobia passa também pelo esclarecimento baseado em dados reais, combate às fake news e pela educação política.
Perspectivas futuras
O criador do Imignorante planeja ampliar seu trabalho, que pretende fortalecer a luta contra o discurso de ódio e contribuir para a desconstrução de ideias preconceituosas através do humor inteligente e crítico. Apesar das respostas negativas e ataques recebidos, a iniciativa segue firme, buscando promover reflexão e mudança cultural.
Mais detalhes sobre a atuação do criador podem ser conferidos na matéria original do O Globo.