A Tachyonix, empresa fundada em Tel Aviv por dois empreendedores brasileiros, desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que promete transformar a implantação do sistema SAP nas empresas. A inovação visa simplificar a customização do software de gestão, tornando o processo mais rápido e econômico.
IA para facilitar a adaptação do SAP
Antes da pandemia, a startup nasceu com a missão de reduzir a dependência de programadores na adaptação do SAP, cujo custo de customização pode chegar a sete vezes o valor do software e levar meses para ser concluída, segundo a própria empresa. Para isso, a Tachyonix criou um algoritmo baseado em uma biblioteca de módulos, que permite às empresas fazerem as adaptações necessárias por meio de uma interface de “arrastar e soltar”.
Transformação com “near-zero-code”
O modelo, denominado de “near-zero-code” pelo cofundador Marcelo Korn, significa que há quase nenhum código de programação envolvido na personalização do sistema. A solução já reduziu, de acordo com a startup, em 75% o tempo médio de implementação das melhorias, além de gerar uma economia significativa de custos.
O lançamento do Noam: IA conversacional que revoluciona a rotina
Recentemente, a Tachyonix lançou o Noam, uma IA conversacional que exige ainda menos programação e aumenta a agilidade do processo em pelo menos 30%. Com funcionamento similar ao ChatGPT, o sistema responde a comandos em linguagem natural, permitindo criar desde painéis de controle até processos de aprovação de compras, por exemplo.
Maior acessibilidade e inclusão na equipe
Segundo Korn, atualmente, funcionários precisam entender as complexidades das tabelas do SAP, o que demanda treinamentos extensos. Com o Noam, equipes de níveis júnior podem realizar tarefas que antes eram exclusivas de profissionais mais experientes, incluindo executivos do alto escalão, que poderão criar seus próprios dashboards e acompanhar metas empresariais de forma mais independente. “Queremos ampliar a autonomia dos profissionais e facilitar a interface com o sistema”, explicou.
Expansão internacional e investimentos
Embora tenha uma presença forte no Brasil, com clientes como Vivo, Piracanjuba, BTG e Vivara, além de atender empresas em Israel e Suíça, a Tachyonix também busca ingressar no mercado dos Estados Unidos. A equipe é composta por 23 funcionários, sendo apenas três em Tel Aviv. Os demais estão dispersos pelo mundo.
Até hoje, a startup recebeu um total de US$ 4,2 milhões em investimentos, incluindo recursos do fundo de capital de risco da Vivo, Wayra, e da fabricante de armamentos Taurus. A empresa está atualmente em rodada de captação para arrecadar até US$ 5 milhões, com perspectivas de crescimento acelerado.
Perspectivas futuras e impacto no setor
A inovação da Tachyonix promete transformar a forma como grandes empresas adotam e personalizam o SAP, reduzindo custos e democratizando o acesso a ferramentas que antes exigiam conhecimentos especializados aprofundados. A iniciativa também exemplifica como a inteligência artificial pode acelerar processos administrativos e tornar a gestão mais acessível a diferentes níveis hierárquicos.
Para mais informações, acesse o artigo completo no Globo.