Brasil, 27 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Religiosos na Faixa de Gaza continuam a servir aos necessitados

Apesar do conflito, pároco e religiosos se comprometem a ajudar os mais vulneráveis na região.

No coração da Faixa de Gaza, a guerra e os bombardeios incessantes não silenciaram a voz da esperança. O pároco Pe. Gabriel Romanelli, junto a outros religiosos da Sagrada Família, decidiu permanecer na região, dedicando-se a servir os necessitados, idosos e doentes. Com um forte apelo à solidariedade e à paz, eles permanecem firmes na missão de ajudar aqueles que mais precisam, mesmo em tempos de crise.

Compromisso com os vulneráveis

O Pe. Romanelli compartilha sua determinação em continuar o trabalho junto aos mais vulneráveis: “Estamos aqui por Jesus Cristo, para servi-lo na Eucaristia, e o servimos na pessoa dos pobres e doentes, daqueles que sofrem”, afirma. Ele lidera um grupo composto por sacerdotes do Instituto do Verbo Encarnado, irmãs da mesma família religiosa e da Madre Teresa, todos unidos pelo mesmo propósito: prestar assistência aos que mais necessitam.

O sacerdote expressa uma profunda empatia ao falar sobre as dificuldades enfrentadas pelos idosos, doentes e deficientes. “Quando vemos a angústia no olhar dessas pessoas, sabemos que o Senhor nos chama a servi-los. Sem essa assistência, como poderão sobreviver?”, indaga Romanelli. Sua fala carrega um peso de responsabilidade, refletindo a urgência e a importância do trabalho pastoral em um momento tão crítico.

Apelo pela paz

Em sintonia com outros líderes religiosos, o pároco fez ecoar um pedido conjunto à comunidade internacional. Juntamente com o patriarca de Jerusalém dos Latinos, cardeal Pierbattista Pizzaballa, e o patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, eles clamam ao mundo para que intervenha e coloque fim ao conflito. “Pedimos às autoridades e àqueles em posição de poder que ajudem a parar essa guerra, para o bem de todos”, declarou Romanelli.

O apelo vai além de um desejo distante; é um grito de desespero por paz e assistência humanitária. “Continuamos a rezar pela paz, pela liberdade de todos que dela são privados e pela possibilidade de cuidados para as milhares de pessoas doentes e feridas que não encontram em Gaza o necessário”, completou o pároco.

Impacto da guerra na cidade de Gaza

Nas últimas semanas, a situação em Gaza se deteriorou ainda mais. Os relatos de Romanelli indicam um aumento alarmante nas operações militares, com bombardeios se intensificando em diferentes partes da cidade. “Com mais mortos, mais destruição e mais feridos, a incerteza se instala nas pessoas. A guerra parece que continuará, e a próxima fase pode ser um conflito direto em Gaza”, alerta o sacerdote.

Nesse contexto, a determinação dos religiosos se torna ainda mais relevante. “Com simplicidade e humildade, continuaremos nosso trabalho. Embora não seja fácil, estamos nas mãos do Senhor e acreditamos que, com a ajuda de muitos, essa situação um dia será superada”, conclui Pe. Romanelli, simbolizando uma fé inabalável em tempos de provação.

Enquanto o mundo observa, as vozes de compaixão e solidariedade ecoam na Faixa de Gaza. O compromisso do Pe. Romanelli e de seus irmãos religiosos demonstra que, mesmo nas circunstâncias mais sombrias, a luz da esperança e da ajuda ao próximo ainda brilha intensamente.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes