Os contrastes climáticos seguem marcando o cenário brasileiro, de acordo com o Climatempo. Nesta quarta-feira (27/8), enquanto áreas do litoral do Paraná e do leste de São Paulo registram pancadas de chuva, parte do interior do país enfrenta temperaturas elevadas e alerta para baixa umidade do ar.
Instabilidade no Sul do Brasil
No Sul, a instabilidade persiste devido à atuação de um cavado meteorológico. Entre Santa Catarina e o litoral paranaense, a chuva começa ainda de madrugada, variando de fraca a moderada intensidade. No litoral do Paraná, há risco de episódios isolados de chuva forte. Já em Curitiba e Florianópolis, o tempo segue instável, com previsão de precipitações ao longo do dia. Em Porto Alegre, ao contrário, o tempo permanece firme, com temperaturas mais baixas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está estacionada na região e, por isso, mantém chuvas para parte dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Como as temperaturas estão altas, o contato com o frio vai proporcionar rajadas de vento, trovoadas e até possibilidade de queda de granizo.
Tempo instável no Sudeste
No Sudeste, o mesmo sistema mantém o tempo instável sobre o sul e o litoral paulista. A capital paulista deve ter chuva a qualquer hora, com possibilidade de trovoadas à tarde. Já no interior do estado, predomina o tempo seco, com calor e baixos índices de umidade, que também atingem Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio de Janeiro, pode chover de forma isolada no fim do dia.
Calor e ar seco no Centro-Oeste
O calor e o ar seco ganham força no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde os termômetros podem ultrapassar os 35°C durante a tarde. Em Mato Grosso do Sul, o sul do estado ainda sente a influência de uma massa de ar frio de origem polar, mas, nas demais áreas, o calor predomina. A baixa umidade preocupa em toda a região, especialmente, pelo risco no aumento de focos de queimadas.
Chuva no Nordeste e instabilidades no Norte
Já no Nordeste, ventos úmidos vindos do oceano mantêm a chuva em parte da faixa litorânea, especialmente entre Bahia e Sergipe, onde podem ocorrer pancadas moderadas. No interior, por sua vez, o tempo firme e seco favorece a elevação das temperaturas e aumenta o risco de baixa umidade.
Por fim, no Norte, as instabilidades continuam concentradas sobre Amazonas, Roraima, norte do Pará e do Amapá, com chance de chuva forte. Belém deve registrar pancadas ao longo do dia. Em Rondônia, Acre e Tocantins, o sol predomina, mas o ar seco exige atenção.
Considerações finais sobre os contrastes climáticos
A diversidade climática do Brasil é notável e, neste momento, apresenta um verdadeiro caleidoscópio de condições meteorológicas. Enquanto algumas regiões sofrem com o excesso de umidade, outras enfrentam o calor intenso e a falta de chuva, o que levanta preocupações sobre o aumento das queimadas. O fenômeno das chuvas em um lado do país e o calor abrasador no outro é um reflexo das complexidades climáticas que o Brasil enfrenta atualmente.
Os habitantes devem ficar atentos às previsões, especialmente em áreas com recomendações de precipitações intensas ou calor excessivo. Manter-se informado é crucial para garantir a segurança de todos diante de um cenário em constante mudança.