Brasil, 26 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Vaticano anuncia tema para a jornada mundial da paz 2026

O Vaticano revelou que o tema da Jornada Mundial da Paz de 2026 será “Que a paz esteja convosco: rumo a uma paz desarmada e desarmadora”

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (26) que a temática da Jornada Mundial da Paz de 2026 será “Que a paz esteja convosco: rumo a uma paz desarmada e desarmadora”. A proposta, divulgada pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e do conflito armado, promovendo uma paz baseada no amor e na justiça.

Um convite à paz sem armas e à desarmadura social

Segundo comunicado do Vaticano, “é uma paz que não é armada — ou seja, não se sustenta pelo medo, ameaças ou armas; e desarmadora, pois é capaz de dissolver conflitos, abrir corações e gerar confiança, empatia e esperança”. A instituição reforça que não basta apenas invocar a paz, mas que ela deve ser praticada como estilo de vida, rejeitando todas as formas de violência, tanto visíveis quanto estruturais.

“A saudação do Cristo ressuscitado, ‘A paz esteja convosco’ (cf. Jo 20,19), é um convite a todos — fiéis, não fiéis, líderes políticos e cidadãos — a construir o reino de Deus e a promover um futuro humano e pacífico”, conclui o comunicado.

Contexto e história da data

A Jornada Mundial da Paz foi instituída por São Paulo VI em 1967, na solenidade da Imaculada Conceição. Sua primeira celebração aconteceu em 1968, justamente no dia 1º de janeiro, na solenidade de Maria, Mãe de Deus. A iniciativa surgiu em meio à Guerra Fria, conflito na Vietnã e outras crises globais da época.

Perspectivas futuras

O tema para 2026 busca reafirmar o compromisso da Igreja de promover uma paz que vá além das armas, buscando soluções justas e duradouras para os conflitos atuais. O Vaticano destacou que o objetivo é incentivar ações concretas que contribuam para um mundo mais pacífico, fundamentado na dignidade de cada pessoa.

A previsão é que o lançamento oficial do tema e os preparativos para a celebração aconteçam nos próximos meses, com a participação de fiéis e líderes de diferentes regiões do mundo na promoção de uma cultura de paz.

Mais informações podem ser encontradas no site da ACI Prensa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes