A partir de 2025, os fãs de futebol americano no Brasil contarão com uma nova casa para acompanhar a NFL. O Grupo Globo anunciou nesta terça-feira um acordo com a liga profissional dos Estados Unidos para a exibição de partidas ao vivo em suas plataformas, com destaque para transmissões exclusivas entre agosto e fevereiro.
Transmissões e destaques da temporada
O canal Sportv será o principal veículo da parceria, transmitindo três jogos por semana: um nas noites de quinta-feira e dois aos domingos. A cobertura começa já na estreia da temporada, marcada para 4 de setembro, com o confronto entre o Philadelphia Eagles, atual campeão, e o Dallas Cowboys. Um dos grandes destaques será o NFL São Paulo Game, entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, no dia 5 de setembro, diretamente da Arena Corinthians.
Objetivo da parceria
Segundo Eduardo Gabbay, diretor dos Canais de Esporte da Globo, a chegada da NFL é um passo importante na missão do Grupo de reunir os maiores eventos esportivos do mundo em suas plataformas. “Trata-se de uma liga reconhecida globalmente pela grandiosidade, pela emoção e pelo espetáculo, e que vem enriquecer ainda mais um portfólio já repleto de competições de alto nível. É também uma oportunidade de estarmos ainda mais próximos do público que acompanha e consome o futebol americano, agora com toda a qualidade da nossa entrega”, afirmou ao ge.
Cobertura extensa e conteúdos exclusivos
Além da temporada regular, o pacote inclui jogos da pré-temporada, partidas em horário nobre, como o Thursday Night Football e o Sunday Night Football, além de seis duelos dos playoffs e a grande final, o Super Bowl LX, agendado para 8 de fevereiro de 2026 — um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo. A cobertura se estenderá também aos programas jornalísticos e plataformas digitais da Globo, com conteúdos exclusivos ao longo de toda a temporada.
Formato da NFL e playoffs
A NFL é composta por 32 equipes, divididas entre as conferências AFC e NFC. Cada time disputa 17 partidas na fase regular, buscando uma vaga nos playoffs. Avançam à fase eliminatória sete times de cada conferência — quatro campeões de divisão e três classificados via wild card, com base no desempenho ao longo do torneio. Os playoffs seguem o formato de mata-mata até a decisão final, o Super Bowl, onde os campeões de cada conferência duelam pelo cobiçado Troféu Vince Lombardi, que homenageia o icônico técnico do Green Bay Packers, vencedor das duas primeiras edições do campeonato.
Expectativas para o futuro
Gerrit Meier, diretor-geral e responsável pela NFL International, expressou satisfação com a ampliação da parceria com o Grupo Globo, um dos maiores grupos de mídia do mundo. “Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa parceria com a Globo para oferecer aos mais de 36 milhões de fãs da NFL no Brasil ainda mais acesso à liga. Nossos parceiros de distribuição são parte fundamental da nossa estratégia de crescimento global, e esta parceria com a Globo ao longo de toda a temporada reforça nossa abordagem inovadora e, ao mesmo tempo, conectada à relevância local deste importante mercado”, disse Meier.
Impacto no cenário esportivo brasileiro
A introdução dos jogos da NFL nas plataformas da Globo promete transformar a forma como os fãs brasileiros consomem futebol americano. Com o aumento da visibilidade e o acesso a conteúdos exclusivos e análises, a liga espera atrair ainda mais seguidores. O fanatismo pelo esporte nos Estados Unidos é inegável e, com a nova parceria, há uma expectativa de que o Brasil venha a experimentar algo semelhante, enriquecendo ainda mais o cenário esportivo nacional.
À medida que a NFL ganha espaço nas telas brasileiras, é um momento de entusiasmo para os torcedores locais, que agora terão a chance de acompanhar de perto as emoções e as disputas da maior liga de futebol americano do mundo.
Assim, com uma programação rica e diversificada, o Grupo Globo se posiciona como um verdadeiro protagonista na divulgação e promoção do futebol americano no Brasil, elevando a experiência do fã e permitindo que um novo público se encante pelo esporte. Com dedo na chamada “grande liga”, o futuro parece promissor para a NFL no Brasil.