A seleção brasileira masculina de futebol, já classificada para o Mundial de 2026, entrará em campo repleta de novidades nos dois últimos jogos das Eliminatórias (17ª e 18ª rodadas). O técnico Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta segunda-feira (25), na sede da CBF no Rio de Janeiro, a lista dos 25 convocados, e 10 deles ganharam a primeira chance de treinar sob o comando do italiano. Entre eles estão os meio-campistas Lucas Paquetá (West Ham) e Joelinton (Newcastle), além dos atacantes João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro) e Luiz Henrique (Zenit). Apenas Kaio e mais três jogadores atuam no futebol nacional: o goleiro Hugo Souza (Corinthians), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Flamengo) e o zagueiro Fabrício Bruno (Cruzeiro).
Primeiro desafio no Maracanã
O Brasil enfrentará o Chile no próximo dia 4 de setembro (uma quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã no Rio de Janeiro. A venda de ingressos será aberta às 18h, no site Bilheteria Digital, mediante cadastro de biometria facial. O último jogo das Eliminatórias será fora de casa contra a Bolívia, em 9 de setembro (uma terça), às 20h30.
CONVOCADOS! ✅
O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista dos jogadores convocados para os jogos nos dias 4 e 9 de setembro contra Chile e Bolívia.
ISSO É BRASIL! 🇧🇷 pic.twitter.com/2CC0oDTypL
— brasil (@CBF_Futebol) August 25, 2025
Novas escolhas e critérios de convocação
Durante a coletiva de imprensa, o técnico italiano se esforçou para responder às perguntas em português e explicou o porquê de tantas caras novas na seleção. “Quero conhecer novos jogadores que podem ajudar a equipe, tanto no perfil técnico quanto no pessoal. Os jogadores que não estou chamando trabalharam muito bem na primeira convocação”, ressaltou Ancelotti, que também elogiou Lucas Paquetá, afirmando que o jogador tem “muita qualidade e será muito importante para o Brasil”.
Sobre a ausência de Neymar, o técnico reiterou o principal critério que utiliza para avaliar os jogadores visando a convocação: “Neymar teve um problema físico na última semana. Não preciso testá-lo, todos conhecem muito bem o Neymar, mas ele tem de chegar em boa condição física para fazer o melhor na Copa do Mundo. Um critério muito importante é o aspecto físico: o jogador tem que estar em 100% da sua condição física para ser convocado”, pontuou.
Convocação e planejamento para o futuro
Em relação à primeira convocação, Ancelotti manteve 12 jogadores. Esses incluem os defensores Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille Olympique), Marquinhos (PSG) e Vanderson (Monaco); os meio-campistas Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle) e Casemiro (Manchester United); e os atacantes Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham).
O treinador espera avaliar 52 atletas até definir a equipe para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, México e Estados Unidos. “Teremos 10 meses pela frente para preparar uma lista definitiva. A ideia é ter um grupo fixo de 15 ou 16 jogadores e ir tentando os demais”, disse Ancelotti.
Após as Eliminatórias, a seleção fará amistosos em outubro, novembro e dezembro. Os adversários e as datas ainda serão divulgados pela CBF.
Jogadores convocados
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alexsandro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
- Douglas Santos (Zenit)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (Paris Saint-Germain)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Roma)
Meio-campistas
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Joelinton (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Estevão (Chelsea)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Chelsea)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
Depois de longos meses de preparação, a torcida espera que essa nova formação traga resultados positivos e represente bem o Brasil nas próximas competições.