Brasil, 25 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Milhões na costa oeste dos EUA sob aviso de onda de calor

Temperaturas recordes e riscos de incêndios podem alcançar milhões na costa oeste nesta semana, com alertas de calor até quarta-feira.

Uma onda de calor deve atingir partes da Califórnia, Oregon e Washington nesta semana, causando temperaturas próximas de 100°F e aumentando o risco de incêndios florestais, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). A previsão indica dias quentes e noites sem alívio térmico, com quase 8 milhões de americanos sob alertas de calor na manhã desta segunda-feira, de acordo com o Sistema de Informações de Saúde de Calor. Essas condições extremas representam perigo especialmente para quem não dispõe de métodos eficazes de resfriamento e hidratação.

Alertas de calor recorde na costa oeste dos EUA

O NWS alertou que as temperaturas permanecerão elevadas também durante a noite, dificultando o descanso e aumentando os riscos à saúde. “Este calor será perigoso, representando ameaça para qualquer pessoa sem resfriamento adequado e hidratação suficiente”, destacou o órgão. Como consequência, o risco de incêndios florestais aumentou, com os incêndios na Califórnia, como o Pickett Fire em Napa County, que já queimou mais de 6.800 acres desde a semana passada, e no Oregon, com o Flat Fire, que avançou por quase 22.000 acres desde quinta-feira.

Restrições e cuidados durante temperaturas extremas

Especialistas recomendam que a população limite atividades ao ar livre, mantenha-se hidratada, use ambientes refrigerados e evite exposição ao sol. “Beba bastante água, fique em ambientes com ar-condicionado e verifique o bem-estar de familiares e vizinhos”, orientou o NWS em seu comunicado.

Contexto de ondas de calor recordes

Este verão tem apresentado diversas ondas de calor sem precedentes. Em junho, mais de 255 milhões de americanos enfrentaram temperaturas acima de 100°F, devido a um domo de calor que cobriu grande parte do país. Internacionalmente, Espanha teve uma das ondas de calor mais intensas de sua história, causando incêndios e mais de mil mortes, de acordo com o órgão meteorológico local. As altas temperaturas vêm sendo associadas não apenas a ondas de calor, mas também a eventos climáticos extremos e desastres ambientais.

Perspectivas para os próximos dias

Autoridades alertam que as condições de calor extremo devem persistir até quarta-feira, reforçando a necessidade de cuidados redobrados. As autoridades continuam monitorando a situação e recomendam a adoção de medidas de prevenção para evitar perdas humanas e materiais decorrentes desses eventos climáticos severos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes