Goiânia – A saúde do prefeito de Luziânia, município goiano situado no Entorno do Distrito Federal, gerou preocupação após Diego Sorgatto (UB) passar por uma cirurgia de urgência na última sexta-feira (22/8). Ele foi diagnosticado com trombose de veia hepática e de veias mesentéricas, uma condição rara e severa, especialmente para alguém de seu perfil.
Atualizações sobre a saúde do prefeito
Por meio de suas redes sociais, a assessoria de Diego Sorgatto tem mantido o público informado sobre seu estado de saúde. No sábado (23/8), foi anunciado que ele havia recebido alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão para alta hospitalar completa é para segunda-feira (25/8).
Quadro preocupante de saúde
O alerta sobre a condição de Sorgatto surgiu após ele reclamar de dores abdominais para sua esposa, a médica endocrinologista Helena Coelho Sorgatto. Inicialmente, ele relatou que estava sentindo uma dor persistente na barriga, que começou há cerca de 20 dias.
“Eu tô com uma dor na barriga há alguns dias já, e não sei o que é”, disse o prefeito. O desconforto o levou a considerar a realização de uma tomografia, mas ele acabou adiando o exame por conta de compromissos profissionais. A cirurgia, que se revelou indispensável, foi realizada à noite de sexta-feira.
Diagnóstico e cirurgia
Helena Sorgatto contou que a dor abdominal de Diego não era contínua e não apresentava os sintomas típicos de outras condições, como apendicite. Contudo, a intensidade da dor aumentou a ponto de ele decidir realizar o exame, que confirmou a trombose de veia hepática e mesentéricas, casos considerados raros para homens jovens.
“Essa trombose é muito extensa e incompatível com o perfil de um paciente homem, principalmente jovem”, comentou a primeira-dama. Diante do diagnóstico grave, a recomendação médica foi pela realização de uma trombectomia, um procedimento cirúrgico que envolve o uso de cateteres para remover o trombo.
Prevenção e cuidados
A cirurgia, que durou cerca de duas horas, ocorreu com riscos envolvidos, como a possibilidade de sangramentos. Helena expressou sua fé na recuperação do marido e ressaltou a importância do procedimento. “Os médicos alertaram que, se não tivessem realizado a cirurgia, Diego poderia enfrentar sérias consequências no futuro”, afirmou.
Conhecendo Diego Sorgatto
Diego Sorgatto, que nasceu em Luziânia, completou 35 anos no último dia 10 de agosto de 2025. Sua trajetória política começou em 2015, quando se filiou ao partido Rede Sustentabilidade. Ele já havia mudado de partido algumas vezes, passando pelo PSB, PSDB e, por fim, o DEM, que agora é conhecido como União Brasil (UB).
Sorgatto teve sua primeira experiência política aos 18 anos, quando foi eleito vereador de Luziânia. Desde então, sua carreira só cresceu, tornando-se presidente da Câmara Municipal e, em 2014, o deputado estadual mais jovem da Assembleia Legislativa de Goiás com 32.162 votos.
Em janeiro de 2021, Sorgatto assumiu a prefeitura de Luziânia, após ser eleito com 57,1% dos votos. Recentemente, ele foi reeleito em 2024 com impressionantes 75,3% dos votos, demonstrando o apoio da população ao seu trabalho.
A recuperação do prefeito é aguardada com otimismo, e sua experiência deve servir de alerta sobre a importância de se atentar a sintomas de saúde, evitando complicações futuras. A força e a resiliência tanto de Sorgatto quanto de sua esposa são um exemplo de superação em tempos difíceis.