Brasil, 24 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jack White destrói a administração Trump com duríssima postagem no Instagram

O guitarrista criticou duramente o visual da Casa Branca sob Trump e comentou sobre os riscos do seu governo para a democracia global.

O músico Jack White, conhecido por seus 12 Grammys e por sua carreira solo após o fim do The White Stripes, usou seu perfil no Instagram nesta semana para atacar duramente a transformação da Casa Branca feita pelo ex-presidente Donald Trump. White afirmou que a decoração dourada e extravagante do Escritório Oval representa uma “reprodução vulgar” de um espaço histórico.

Críticas duras à transformação do Escritório Oval

“Olhem como Trump transformou a histórica Casa Branca. Agora é uma sala de um peso-pesado do wrestling, toda em ouro, gaudy e vulgar”, escreveu White na postagem de 19 de agosto. Ele ainda acrescentou que a decoração parece uma versão do filme ‘Idiocracy’ e fez referências ao seu suposto gosto “disgustoso”.

Na foto, Jack destacou que, ao lado de Trump, havia uma foto do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, vestido de forma simples, comparando o que considera uma liderança “real” com a ostentação do ex-presidente americano.

Resposta da Casa Branca e repercussão

A equipe de comunicação da Casa Branca, através do porta-voz Steven Cheung, reagiu às críticas de Jack, chamando-o de “um fracassado, um loser que posta besteiras nas redes sociais por estar com a carreira parada”.

Em resposta à resposta da administração, White publicou, no dia seguinte, uma postagem extensa na mesma rede social, onde reforçou suas críticas ao governo Trump. “Não fui eu quem chamou atenção para a manipulação fascista, as táticas de ICE, ou os comentários racistas dele. Foi só a decoração da Casa Branca”, afirmou, ressaltando que a estética do Escritório Oval o incomoda por simbolizar uma liderança perigosa e corrupta.

Jack White denuncia o risco de Trump para a democracia mundial

Na legenda de sua postagem, acompanhada por várias fotos chocantes de Trump na mídia, Jack declarou: “Fui criado para acreditar que vencemos o fascismo na Segunda Guerra Mundial, e que nunca mais permitiríamos isso acontecer de novo.” Ele afirmou que Trump representa uma ameaça não só aos Estados Unidos, mas ao mundo todo, por desmantelar a democracia e colocar o planeta em risco.

O artista também criticou a apropriação de símbolos religiosos e o pendor do ex-presidente por ostentação com comentários como: “Uma Bíblia dourada de Trump ficaria perfeita em cima do móvel, com um par de sapatos Trump de cada lado.”

Reações de celebridades e históricos posicionamentos

As críticas de White tiveram eco entre diversos famosos. Patton Oswalt elogiou, dizendo que Jack “acabou com uma tecla nervosa, porque eles geralmente não fazem declarações tão longas para terremotos ou tiroteios.” A atriz Beverly D’Angelo agradeceu: “Obrigado, Jack. Você dá voz a quem precisa dela, especialmente em tempos de opressão.” Outros artistas, como Adam Goldberg, também apoiaram o posicionamento.

Histórico de oposição a Trump

Jack White é um crítico antigo de Donald Trump. Ele e sua ex-esposa Meg entrou uma ação judicial contra o uso de “Seven Nation Army” na campanha de reeleição do ex-presidente, embora a ação tenha sido posteriormente retirada. Antes disso, White também se manifestou nas redes sociais após a vitória de Trump em 2024, reafirmando seu desprezo pelo clima de intolerância e autoritarismo do mandatário.

Em 6 de novembro de 2024, White escreveu no Instagram: “Trump ganhou o voto popular. E a história mostra que o povo escolheu um fascista claro. Agora, enfrentamos suas políticas de deportação, banimento de aborto, contatos com Putin, limitações de direitos LGBTQ…”. Além de criticar ironicamente quem apoia esse governo em meio a uma cultura de ostentação, como usando seus Cybertrucks e ouvindo podcasts de figuras como Bannon.

Considerações finais e risco global

“Este homem é um perigo para os Estados Unidos e para o mundo, desmontando a democracia e colocando o planeta em risco”, concluiu White. Sua postagem viral despertou elogios de diversos setores, que viram sua manifestação como uma defesa vital do estado democrático e uma denúncia à cultura da ostentação e do autoritarismo em tempos atuais.

Qual sua opinião sobre a postura de Jack White? Compartilhe seus comentários conosco.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes