A Freixenet, maior produtora mundial de espumantes, anunciou estratégias para conquistar a geração Z e reverter o crescimento mais lento no Brasil. O CEO do grupo germano-espanhol no país, Fabiano Ruiz, destacou o foco de ampliar a presença entre jovens consumidores, mesmo que eles bebam menos bebidas alcoólicas atualmente.
Desafios e oportunidades com a geração Z
Segundo Ruiz, a indústria enfrenta o desafio de se adaptar a uma nova geração que consome menos bebidas alcoólicas. Para isso, a Freixenet investe há anos em produtos desalcolizados, preservando o sabor, além de desenvolver opções com menor teor de álcool. Atualmente, o mercado de espumantes sem álcool representa um quarto do segmento no Brasil, afirma o executivo.
“Estamos diante de uma geração que bebe menos. Por isso, apostamos em produtos sem álcool, que têm um papel importante na nossa estratégia”, explicou Ruiz. A campanha global da marca, chamada “Cheers to life” (brinde à vida), busca aproximar o espumante do cotidiano dos jovens, independentemente da ocasião.
Campanhas e ações para dessazonalizar o consumo
No Brasil, a Freixenet enfrenta os hábitos locais, onde o consumo de espumante costuma se concentrar nas festas de fim de ano. Para alterar esse padrão, a marca realizou ativações no camarote N1, na Sapucaí, durante dois carnavais seguidos, evento tradicionalmente associado à cerveja. Ruiz explica que o objetivo é mostrar que o espumante é para o ano todo e para qualquer celebração.
“Queremos dessazonalizar o consumo e ampliar seu significado”, reforça o CEO. Além de cavas, a companhia também comercializa vinhos, champanhes e proseccos, buscando diversificar sua presença no mercado brasileiro.
Recuperação do crescimento no Brasil
Desde a fusão, em 2018, entre a alemã Henkell, do grupo Oetker, e a catalã Freixenet, a marca brasileira mais que triplicou de tamanho. Sua participação de mercado entre espumantes importados aumentou de menos de 10% para 34%, embora o volume de vendas em 2024 tenha crescido apenas 10%, atingindo 3,3 milhões de garrafas.
Ruiz analisa que há potencial de crescimento de até 20% ao ano, o que depende do sucesso em atingir o consumidor que ainda não bebe espumante. “Ainda existe uma oportunidade de recuperar esse ritmo de crescimento, mas é fundamental conquistar essa nova geração”, afirma.
Perspectivas futuras para o mercado brasileiro
A freixenet busca consolidar sua estratégia de inovação e marketing para ampliar sua quota de mercado e fortalecer sua marca entre os jovens brasileiros. A aposta na dessazonalização e na adaptação às preferências de consumo deve ser crucial para manter o crescimento acelerado registrado nos últimos anos.
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