Brasil, 21 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Experiência de Teresina em financiamentos ambientais é destaque em evento nacional

Coordenador da Agenda Teresina 2030 apresentou iniciativas bem-sucedidas na captação de recursos climáticos e ambientais sem custos ao município

Na quarta-feira (20), gestores e especialistas de todo o país se reuniram em Porto Alegre (RS), no Codex³ Experience, para compartilhar experiências em sustentabilidade e mudanças climáticas. Entre os cases apresentados, destacou-se a atuação da prefeitura de Teresina na atração de financiamentos e cooperações ambientais, demonstrando a expertise da cidade nessa área.

Projetos e parcerias que impulsionam a sustentabilidade de Teresina

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, ressaltou as ações da capital piauiense na captação de recursos por meio de doações, premiações de editais e parcerias internacionais. “Desde o programa Lagoas do Norte até projetos atuais, Teresina consegue avançar em suas políticas públicas de adaptação e justiça climática sem desembolsos diretos do município”, afirmou Madeira.

Projetos em destaque na apresentação

Entre as iniciativas apresentadas, estão o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), o Protocolo de Calor para Gestantes — resultado de pesquisa premiada pelo Fundo de População da ONU —, a viabilidade da eletrificação da frota de transporte público, doada pelo Governo Federal e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), além do projeto DUI-RDD, desenvolvido pelo Ministério das Cidades e Fiocruz, voltado à redução de riscos de desastres geo-hidrológicos.

De acordo com Madeira, todas essas ações fazem parte da atuação da Agenda Teresina 2030, que busca formar parcerias estratégicas para alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Nosso objetivo é ampliar essas cooperações que potencializam soluções sustentáveis para a cidade, sempre sem custos diretos ao município”, destacou.

Importância das parcerias para o desenvolvimento sustentável

A iniciativa de Teresina, segundo o coordenador, reforça a estratégia de atração de recursos por meio de cooperações internacionais e programas de financiamento, consolidando a cidade como exemplo de gestão ambiental inteligente no Brasil. “Nossa experiência comprova que é possível avançar em políticas públicas ambientais sem dependência exclusiva de recursos municipais”, afirmou Madeira.

Próximos passos e impacto das ações

O encontro também destacou a importância de ampliar parcerias internacionais e fortalecer a governança de dados para acompanhar a implementação das políticas públicas. A expectativa é que as ações apresentadas possam servir de modelo para outros municípios brasileiros interessados em sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas.

O Codex³ Experience está em sua terceira edição, promovido pela instituição Codex, que atua em seis países e 16 estados brasileiros. São mais de 180 projetos alinhados aos ODSs, que buscam enfrentar a crise climática através de ações baseadas em dados e promovendo cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes