O piauiense Carlos Augusto Pires Brandão foi nomeado para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A corte vai agora marcar a sessão solene de posse. A nomeação, assinada pelo presidente Lula, foi divulgada na edição desta quinta do Diário Oficial da União.
A nomeação ocorre após os dois terem sido aprovados pelo Senado no dia 13 de agosto, quando participaram de sabatina realizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
O desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi escolhido em lista tríplice formada pelo Pleno do STJ no dia 15 de outubro do ano passado. O magistrado piauiense será empossado na vaga aberta em janeiro de 2024 pela aposentadoria da ministra Assusete Magalhães.
Sobre Carlos Augusto Brandão
Carlos Augusto Pires Brandão é mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em ciências jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Natural de Teresina, tomou posse como juiz em 1997 e se tornou desembargador do TRF1 em 2015. É professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí.
Da Redação