O Porto de Santos, maior hub portuário do Brasil, movimentou 534,7 mil TEU (unidade padrão de contêineres) em julho, o que representa um aumento de 8,5% em comparação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Autoridade Portuária. No acumulado do ano, a movimentação totalizou 3,3 milhões de TEU, indicando um crescimento de 7,9% nos primeiros sete meses.
Crescimento contínuo impulsiona a economia brasileira
De acordo com dados da Autoridade Portuária de Santos, o crescimento na movimentação de containers reflete a recuperação e a expansão do comércio internacional do Brasil. “O aumento na atividade portuária é um indicativo de que a economia está retomando ritmo favorável”, afirmou o presidente da entidade, João Souza.
Este desempenho reforça a relevância do porto como principal porta de entrada e saída de cargas do país, sendo responsável por aproximadamente 30% das operações marítimas brasileiras. Segundo especialistas, a melhora na infraestrutura e os esforços de desburocratização têm contribuído para esse avanço.
Perspectivas para o restante do ano
Analistas do setor portuário estimam que o crescimento deve se manter nos próximos meses, impulsionado pelo aumento nas exportações de commodities e a movimentação de cargas de consumo. O setor também deve receber investimentos em modernização, visando ampliar a capacidade e eficiência do porto.
Mais detalhes sobre a evolução da logística portuária e os impactos na economia brasileira podem ser acessados na reportagem do G1.