Brasil, 20 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula deve reforçar diálogo internacional em reuniões com líderes mundiais

Nos próximos dias, Lula terá contatos com líderes de países e entidades para discutir defesa do multilateralismo e tarifas de Trump

O presidente Lula planeja realizar nos próximos dias uma série de conversas telefônicas com importantes líderes internacionais, incluindo o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O objetivo dessas reuniões é fortalecer o entendimento em torno da valorização do multilateralismo nas relações globais, diante dos atuais desafios econômicos e políticos.

Foco na defesa do multilateralismo e tarifas de Trump

Um dos temas centrais nas conversas é a reação aos tarifários promovidos pelo ex-presidente Donald Trump, que impactaram a economia mundial. Lula também abordou essa questão na semana passada, mantendo contato com os presidentes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Essas discussões reforçam a intenção de Brasil e parceiros de buscar alternativas conjuntas frente às medidas protecionistas.

Participação no grupo BRICS e ações conjuntas

O presidente brasileiro deverá participar, em setembro, de uma reunião virtual do BRICS, grupo que congrega atualmente 11 países em desenvolvimento, incluindo Rússia, Índia, China e África do Sul. Lula já manifestou interesse em promover ações coordenadas dos nações do bloco contra estratégias tarifárias de Trump e outros fatores que prejudicam o comércio internacional.

Diálogo com líderes europeus e africanos

Entre as conversas previstas, destaque para o contato com Ursula von der Leyen, no esforço de fortalecer alianças com a União Europeia, além do diálogo com Cyril Ramaphosa, para aprofundar acordos com a África do Sul, potencialmente ampliando a atuação brasileira na região.

Perspectivas para o cenário global

Analistas apontam que esses contatos indicam uma estratégia de Lula de reposicionar o Brasil na arena internacional, promovendo o diálogo multilateral e buscando soluções em âmbito global para questões comerciais e diplomáticas. As ações refletem o interesse de o Brasil atuar de forma mais ativa na formulação de políticas que favoreçam o crescimento econômico e o fortalecimento de alianças internacionais.

Para mais detalhes, acesse a nota da Globo News.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes