Brasil, 20 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil registra recorde de 11,6 milhões de passageiros em julho

Número de passageiros em voos domésticos e internacionais atingiu 11,6 milhões em julho, maior volume desde 2000, impulsionado pela retomada econômica

O setor aéreo brasileiro atingiu um recorde histórico em julho, com 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos com base na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este é o maior volume registrado desde o início da série histórica, em 2000, e representa um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Crescimento expressivo e perspectivas para o setor aéreo

O número de passageiros no Brasil superou a marca de 9 milhões em voos domésticos pela primeira vez na história, refletindo a melhoria na situação econômica e a retomada das operações após a pandemia. Nos primeiros sete meses de 2025, 73,4 milhões de viajantes circularam pelos aeroportos, o que equivale a um aumento de 9,6% em comparação ao mesmo período de 2024, indicando uma recuperação sustentada.

Expansão do mercado e incremento na infraestrutura

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que, se essa tendência se mantiver, o Brasil poderá fechar o ano com cerca de 130 milhões de passageiros, superando o total de 118 milhões registrados em 2024. “A expansão do mercado aéreo reflete também na melhora da infraestrutura aeroportuária do país”, afirmou.

Distribuição do fluxo de passageiros

A maior parte do movimento permaneceu no mercado doméstico, com 57 milhões de passageiros. Já nos voos internacionais, foram registrados 16,4 milhões de viajantes, uma alta de 15%, quase o dobro da taxa de crescimento do mercado doméstico. Os argentinos continuam sendo uma das principais origens de turistas, impulsionando também o comércio e a hospedagem no Brasil devido à valorização do peso argentino.

Movimentação no Rio de Janeiro e principais aeroportos

Nos aeroportos do Rio de Janeiro, a alta foi de 18,5% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo 13,2 milhões de passageiros nos terminais do Galeão e Santos Dumont. O Galeão, terceiro mais movimentado do país, teve um aumento de 25% na circulação de passageiros, somando 9,8 milhões de viajantes. Santos Dumont também apresentou crescimento de 3%, com 3,4 milhões de passageiros.

Veja abaixo os aeroportos com maior movimento até julho de 2025:

AeroportoViajantes (milhões)Percentual do total
Guarulhos26,217,8%
Congonhas13,69,3%
Galeão9,76,6%
Brasília96%
Confins7,45%

Expectativas para o restante do ano

Com base nas atuais tendências, o setor aéreo brasileiro deve continuar seu crescimento nesta segunda metade de 2025, impulsionado pela recuperação econômica e maior oferta de voos. “Se esse ritmo de crescimento persistir, vamos atingir cerca de 130 milhões de passageiros ao final do ano”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho. Em 2024, foram registrados 118 milhões de viajantes nos aeroportos brasileiros.

O crescimento no número de passageiros também reflete a retomada das atividades econômicas e o aumento na renda dos trabalhadores, além da ampliação das rotas e melhorias na infraestrutura aeroportuária, o que favorece o avanço do setor de aviação no país.

Para mais detalhes, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes