Brasil, 20 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil busca pódio inédito no Mundial de Ginástica Rítmica

Com um time forte e histórico, Brasil se prepara para o Mundial de Ginástica Rítmica, iniciando hoje no Rio de Janeiro.

O Brasil está prestes a fazer história ao sediar o primeiro Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica na América do Sul, e a seleção brasileira do conjunto, sob a liderança da treinadora Camila Ferezin, chega cheia de esperanças. O país tem reais chances de conquistar um pódio inédito em casa, após já ter ficado em quarto lugar nas edições anteriores, em Valência-2023 e Sófia-2022. Na soma geral, o Brasil alcançou o sexto e o quinto lugar, respectivamente, sendo estes os melhores desempenhos já registrados na categoria.

A equipe brasileira e suas conquistas recentes

Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves formam o conjunto brasileiro que competirá a partir de hoje. Em 2023, elas brilharam no cenário internacional ao conquistarem diversos ouros no World Challenge Cup de Portimão, além do ouro inédito na etapa da Copa do Mundo de Milão, e um bronze na prova mista, o que demonstra a força e a habilidade do conjunto.

A 41ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica começa hoje, na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, com as competições individuais. Bárbara Domingos e Geovanna Santos representarão o Brasil na categoria. O Mundial é considerado a maior competição da ginástica rítmica, ficando atrás apenas das Olimpíadas em importância. As transmissões ao vivo deverão ser realizadas pelo canal SporTV 2.

Expectativas e desafios para as atletas brasileiras

Na última competição anterior ao Mundial, realizada em 27 de julho, Geovanna ficou na décima posição no individual geral, e ainda conquistou o sexto lugar na final das maças e o sétimo na fita. Bárbara Domingos, por sua vez, não competiu nesse torneio, mas apresentou os melhores resultados entre as brasileiras nos últimos anos, incluindo um Top 10 na Olimpíada de Paris e uma medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo em Sófia.

Este Mundial será o maior já realizado até hoje, com 311 ginastas de 76 países inscritos e a participação de oito países da América do Sul. A competição individual contará com 104 ginastas e 36 conjuntos. O presidente da Federação Internacional de Ginástica, Morinari Watanabe, destacou a importância deste evento no Rio de Janeiro, afirmando que “será um marco histórico na ginástica rítmica”.

Segundo Watanabe, o Mundial no Brasil representa uma nova era para o evento, especialmente considerando que 90% das competições dessa natureza ocorrem na Europa. Ele acredita que a Confederação Brasileira de Ginástica está criando uma nova história e que este evento será um ponto sem volta na trajetória da modalidade.

Programação do Mundial e competição acirrada

Ao todo, nove títulos estarão em disputa, com categorias que abrangem tanto a prova geral quanto finais individuais por aparelhos. Este ano, a competição apresenta um grande destaque: a alemã Darja Varfolomeev, que dominou as últimas edições e conquistou medalhas de ouro nas principais categorias, sendo a atleta a ser batida. Além dela, a italiana Sofia Raffaeli, que já conquistou diversos títulos europeus e mundiais, é uma forte concorrente para as medalhas.

A programação do Mundial inclui as clássicas provas de arco e bola, maças e fita, com as competições se estendendo até domingo, onde serão realizados os finais nos conjuntos e individuais. A cidade do Rio de Janeiro, famosa por sua cultura vibrante, prometeu transformar as apresentações em verdadeiros shows que, segundo a treinadora Camila Ferezin, também serão um “Carnaval” da ginástica.

Veja a programação completa:

  • Quarta-feira (20): 9h-12h – Classificatórias arco e bola; 12h-12h45 – Cerimônia de abertura; 12h45-15h45 – Classificatórias arco e bola – BRASIL.
  • Quinta-feira (21): 9h-12h – Classificatórias maças e fita – BRASIL; 12h45-15h45 – Classificatórias maças e fita – Grupo A.
  • Sexta-feira (22): 14h30-16h40 – Final Individual Geral – Grupo B; 17h-19h10 – Final Individual Geral – Grupo A.
  • Sábado (23): 14h-16h30 – Conjunto – All-around – BRASIL; 17h-19h – Conjunto – All-around.
  • Domingo (24): 11h-11h35 – Finais Individuais e Conjuntos.

O Mundial de Ginástica Rítmica promete ser um espetáculo grandioso e emocionante, onde o Brasil espera brilhar e deixar sua marca no cenário esportivo mundial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes