No último sábado (16), um ato de coragem e rápida resposta de um policial militar fora de serviço salvou a vida de um menino em um supermercado em Paraíso do Tocantins. A mãe da criança entrou em desespero ao ver que seu filho não conseguia respirar e, em uma situação crítica, pediu ajuda às pessoas ao redor. Foi nesse momento que o policial, cujo nome não foi divulgado, entrou em ação e aplicou com sucesso a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas do menino.
A importância da manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich, uma técnica de remoção de obstruções das vias aéreas por compressão abdominal, é usada em situações de emergência quando uma pessoa está asfixiando devido a um pedaço de comida ou outro objeto que bloqueia a respiração. O coronel PM Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, elogiou a ação do policial, destacando que este tipo de conduta é a essência da profissão: “Estar pronto para servir e proteger a qualquer momento, dentro ou fora do horário de serviço”, afirmou.
O que fazer em casos de engasgo
Entender como realizar a manobra de Heimlich é essencial para qualquer pessoa, já que pode salvar vidas em emergências como a ocorrida em Paraíso do Tocantins. Aqui estão as orientações básicas:
Em adultos
Posicione-se por trás da vítima, envolvendo-a com os braços ao redor do abdome. Uma das mãos deve estar fechada sobre a região epigástrica, e a outra deve pressioná-la para dentro e para cima, como se tentasse levantar a pessoa do chão. Realize compressões até que o objeto seja expelido.
Em crianças maiores de dois anos
Ajoelhe-se se a criança estiver consciente e repita o processo de envolvê-la com os braços, sempre pressionando a mesma área. Siga os mesmos movimentos de compressão, sempre respeitando os limites e o conforto da criança.
Em recém-nascidos
Para bebês, posicione-o de bruços sobre o antebraço do adulto, com a cabeça para baixo. Faça cinco compressões firmes nas costas entre as escápulas, que é a região media das costas, para ajudar a expelir o objeto que causou o engasgo.
Quando buscar ajuda médica
O Ministério da Saúde recomenda que se a pessoa não responder ou continuar incapaz de respirar após três tentativas de compressão, é vital acionar o serviço de emergência pelo telefone 190 e tentar realizar reanimação cardiopulmonar. Se a vítima estiver falando, tossindo ou chorando, isso indica que ela ainda está conseguindo respirar e não é necessário realizar a manobra.
A ação heroica do policial em Paraíso do Tocantins não apenas salvou uma vida, mas também trouxe à tona a importância de saber como agir em situações de emergência. Este caso destaca a relevância de se manter a calma e ter conhecimento sobre primeiros socorros, pois isso pode fazer toda a diferença em uma situação crítica.
Conclusão
A história do policial que salvou uma criança engasgada serve como um lembrete sobre a importância de estar preparado para agir nas mais diversas situações. Treinamentos e informações sobre o que fazer em emergências podem e devem ser parte da rotina de todos. Aproveite para se informar e, quem sabe, um dia você também possa salvar uma vida.