No último domingo, John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, destruiu a tentativa de Donald Trump de criar uma imagem de força com sua movimentação para ativar a Guarda Nacional em Washington, D.C., e assumir o controle da polícia da capital. Oliver classificou a ação como um mero truque de publicidade, aproveitando o momento para expor as contradições do ex-presidente.
Trump e a manobra com a Guarda Nacional
Na semana passada, Trump enviou a Guarda Nacional para a capital sob o pretexto de evitar “sangue, confusão e condições insalubres”, embora os números recentes de crimes em D.C. tenham atingido seu menor patamar em 30 anos, segundo o Departamento de Justiça. Oliver destacou a discrepância entre a narrativa oficial e os dados concretos.
Uma estratégia duvidosa e associations embaraçosas
O apresentador explicou que a movimentação de Trump está relacionada à tentativa de fortalecer sua imagem de durão, apesar de suas conexões polêmicas com Jeffrey Epstein, envolvimento no ataque ao Capitólio de 2021 e encontros com Vladimir Putin. “Fica claro que Trump está tentando se mostrar forte, mas é uma imagem que cai por sua própria história e relações questionáveis”, afirmou Oliver.
Crítica ao comportamento e à narrativa de Trump
“É painfully obvious que Trump faz isso para impulsionar sua imagem com sua base, mas é difícil vender essa ideia quando ele já foi amigo de um traficante de menores, causou a confusão no Capitólio, e ainda, na sexta-feira, foi vencido por um guerreiro sanguinário”, disse Oliver. “Se alguém está tornando as coisas perigosas neste país, talvez seja justamente ele.”
Foco na campanha “Make America Healthy Again”
O humorista também criticou o esforço recente de Trump de promover sua campanha “Make America Healthy Again”, que, segundo Oliver, reforça a farsa de um líder forte e preocupado com o bem-estar dos americanos, enquanto suas ações contrariam essa narrativa.
Esta análise irônica de Oliver reforça o clima de desconfiança em relação às estratégias do ex-presidente e evidencia a discrepância entre seu discurso e os fatos. A matéria original foi publicada na HuffPost.