Um incêndio florestal está em andamento no Oregon, ameaçando uma das árvores mais imponentes do estado e, possivelmente, do mundo. O Doerner fir, um pinheiro Douglas costeiro com cerca de 450 anos e que atinge 99 metros de altura, foi atingido por um incêndio no último sábado. Desde então, equipes de combate a incêndios estão trabalhando arduamente para controlar as chamas que ainda estavam ativas na terça-feira.
Desafios enfrentados pelos bombeiros
A informação foi repassada por Megan Harper, especialista em assuntos públicos do Escritório de Gestão de Terras (Bureau of Land Management). Segundo Harper, há uma área a cerca de 85 metros do topo da árvore que ainda apresenta calor e fumaça. “Esse é o ponto de foco agora para vermos se podemos resfriar essa área devido à casca grossa”, disse ela.
O fogo estava consumindo a árvore de cima para baixo na segunda-feira, enquanto as equipes de helicópteros fizeram esforços para apagar as chamas na copa da árvore. Os bombeiros estão atualmente em modo de “observação” para avaliar a eficácia do trabalho aéreo.
A importância da árvore e o impacto do incêndio
Os oficiais de incêndio decidiram não enviar equipes de escalada para dentro do Doerner fir devido a preocupações com a segurança. “O desabamento da copa torna inseguro para as equipes trabalharem diretamente sob a árvore, por isso, os bombeiros estão tentando identificar maneiras alternativas de alcançar e extinguir o fogo”, diz uma nota do Coos Forest Protective Association, que fornece proteção contra incêndios florestais em diversos condados do Oregon.
Para evitar que as chamas se espalhem, os bombeiros criaram uma linha de contenção e utilizaram aspersores próximos ao solo. O incêndio, que começou no topo da árvore, apresenta um risco significativo devido à altura do Doerner fir, que a torna um alvo frequente para relâmpagos e queda de objetos. Além disso, a árvore acumula musgo e casca seca, tornando-se um material altamente inflamável.
Investigação sobre a causa do incêndio
A causa do incêndio ainda está sob investigação, com autoridades do Bureau of Land Management presentes no local. “Os visitantes devem estar cientes de que a área estará fechada ao uso público neste momento devido ao incêndio ativo e aos esforços de combate ao fogo”, informou a Coos Forest Protective Association.
“Esse material é totalmente inflamável”, alertou Harper. “É uma árvore antiga, e tem muito resina que pode se tornar bastante inflamável.” As chamas ainda estão sob monitoramento, e os oficiais estão prontos para responder rapidamente caso a situação se agrave.
O Doerner fir representa não apenas um marco natural, mas também é um exemplo da importância de preservar a biodiversidade e os ecossistemas florestais. A luta para salvar essa extraordinária árvore é um reflexo dos desafios que enfrentamos na proteção do meio ambiente, especialmente em tempos de clima extremo. À medida que os esforços continuam, muitos esperam que o Doerner fir sobreviva a essa adversidade.
A situação continua em desenvolvimento, e as autoridades irão fornecer atualizações à medida que as condições mudam e as informações sobre a causa do incêndio forem reveladas.