Brasil, 19 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Histórico início da causa de beatificação de Maria Milza

No dia 15 de agosto, a Diocese de Ruy Barbosa instalou o Tribunal Diocesano para a beatificação de Maria Milza Santos Fonseca.

No último dia 15 de agosto, durante a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e na data em que a Serva de Deus Maria Milza Santos Fonseca completaria 102 anos, a Diocese de Ruy Barbosa viveu um momento histórico: a instalação do Tribunal Diocesano para a Causa de Beatificação e Canonização de Maria Milza. A cerimônia ocorreu no Povoado de Alagoas, em Itaberaba (BA), terra natal da Serva de Deus, reunindo autoridades religiosas, civis e um grande número de fiéis.

A autorização para a abertura da causa

A autorização oficial para a abertura da causa de beatificação de Maria Milza foi concedida pela Santa Sé, através de uma carta assinada pelo Cardeal Marcellus Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Essa carta foi uma resposta à solicitação feita por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, o bispo diocesano, em agosto de 2024. Esse documento foi lido no próprio povoado no dia 15 de abril de 2025, confirmando que não havia impedimentos para dar início ao processo.

Presença marcante na instalação do tribunal

Durante a cerimônia, o postulador da causa, Frei Jociel João Gomes da Silva, OFMCap., conduziu, ao lado de Dom Estevam, o rito de instalação e apresentou os integrantes da Comissão Histórica, que será responsável por reunir documentos e registros acerca da vida e das virtudes de Maria Milza. A comissão é formada pelo presidente, Prof. Vinícius Santos da Silva, e os vice-presidentes, Prof. Oacir Geraldo Ferreira da Silva, além dos membros Prof. Leônidas Soares de Almeida, Prof. Deivison de Almeida Cerqueira e Prof. Felipe Augusto Barreto Rangel.

Foi também apresentado o Tribunal Diocesano, que registrará oficialmente as provas do processo. Os seus membros são o delegado episcopal Padre Dr. Giorlando Barbosa, procurador de justiça Padre Washington Rocha Ribeiro, notária Cláudia Conceição dos Santos e notária adjunta Irmã Cleidiane Lima de Jesus, SMOD.

Missa celebrada em homenagem a Maria Milza

Após a posse dos membros, uma missa foi celebrada por Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB. Ele foi acompanhado na concelebração por Dom Estevam, Dom Zanoni Demettino Castro (arcebispo de Feira de Santana), Dom Antônio Tourinho Neto (bispo de Cruz das Almas), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (bispo de Jequié), e por Frei Jociel, além de diversos sacerdotes.

Fé e devoção dos participantes

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis, incluindo o prefeito de Itaberaba, João Filho, a prefeita de Ruy Barbosa, Eridan, o prefeito de Macajuba, Luciano Pamponet, e o deputado estadual Eduardo Alencar. Fiéis e romeiros vindos de vários municípios da Bahia participaram com entusiasmo, celebrando a abertura oficial da fase diocesana da causa, que reunirá relatos de graças e possíveis milagres, documentos históricos, a biografia da Serva de Deus e o parecer da Comissão Histórica.

Um passo importante para a canonização

Com a instalação do Tribunal Diocesano, a Diocese de Ruy Barbosa avança em sua jornada que poderá levar Maria Milza Santos Fonseca aos altares da Igreja, perpetuando sua memória e inspirando gerações de fiéis. A expectativa agora é pela coleta dos testemunhos e pela elaboração de um dossiê que documentará a vida e as virtudes da Serva de Deus.

Fotos: Pascom da Diocese de Ruy Barbosa

Para mais informações, acesse a matéria completa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes