Nesta terça-feira (19), a Casa Branca anunciou a criação de uma conta no TikTok, marcando uma estratégia de comunicação direta enquanto o governo de Joe Biden tenta viabilizar a venda das operações do aplicativo, propriedade da chinesa ByteDance, nos EUA. A iniciativa ocorre enquanto o presidente Donald Trump permanece firme na postura de que a venda deve acontecer e adianta novas ações nesse sentido.
Casa Branca lança conta no TikTok e reforça presença digital
A conta oficial da administração de Biden no TikTok apresentou seu primeiro vídeo nesta semana, exibindo uma montagem com figuras do governo, incluindo o próprio Trump, o vice-presidente JD Vance e o secretário de Defesa, Pete Hegseth. A mensagem incentiva os usuários a seguirem o perfil, na tentativa de dialogar com o público jovem.
“A administração Trump está comprometida em comunicar os sucessos históricos que o presidente Trump entregou ao povo americano para o maior número possível de públicos e plataformas”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, à Reuters, primeira fonte a divulgar a iniciativa.
Contexto da disputa pelo TikTok nos Estados Unidos
O envolvimento de Trump com a plataforma ganhou força após o início de sua mais recente campanha à reeleição, quando passou a apoiar o TikTok, destacando seu potencial de alcance entre jovens eleitores. Durante seu mandato, o ex-presidente assinou uma ordem executiva buscando banir o aplicativo, caso a ByteDance não vendesse suas operações americanas, alegando preocupações de segurança de dados.
Negociações e legislação vigente
Apesar das tentativas de Trump, legisladores dos EUA aprovaram uma lei durante o governo Biden que obriga a venda das operações do TikTok, mas sua implementação vem sendo adiada por Trump, que tenta negociar um acordo com Pequim. Ainda não está claro como a Casa Branca está lidando com outra lei que proíbe o uso do TikTok em dispositivos governamentais, a não ser para atividades de segurança nacional.
Próximos passos e perspectivas
Uma ordem executiva recente de Trump estipula que a ByteDance tem até o dia 17 de setembro para vender suas operações no país, embora o prazo tenha sido prorrogado diversas vezes. A estratégia da Casa Branca, incluindo a criação da conta no TikTok, sinaliza uma tentativa de manter o aplicativo na pauta enquanto busca soluções para a venda ou regulamentação da plataforma nos EUA, o que pode impactar o futuro da rede social no país.
Especialistas avaliam que esse movimento reforça a importância do TikTok no cenário de comunicação e política, com interferências diretas da administração americana na plataforma, que continua sendo uma ferramenta de grande influência entre os jovens.
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