Nos últimos dias, Gavin Newsom tem usado um estilo de comunicação que remete às redes sociais de Donald Trump, incluindo uso de maiúsculas, pontos de exclamação e frases em destaque. A estratégia gerou repercussão, especialmente após anunciar a “Lei de Resposta à Fraude Eleitoral”, na quinta-feira (22).
Imitação de Trump nas redes sociais
Newsom começou a utilizar elementos típicos dos tweets de Trump, como frases em caps lock e múltiplos pontos de exclamação, além de interjeições e frases de impacto, como “THANK YOU FOR YOUR ATTENTION TO THIS MATTER” (“Obrigado pela atenção a este assunto”).
“Espero que isso sirva como um verdadeiro chamado à atenção para o presidente dos Estados Unidos. Estou, de certo modo, seguindo seu exemplo”, afirmou Newsom em uma publicação recente. “Se vocês têm dúvidas sobre o que estou divulgando, deveriam se preocupar ainda mais com o que ele posta como presidente”, completou.
Crítica à normalização dos ataques
O governador também refletiu sobre a influência da comunicação de Trump no cenário político e social. “A questão mais profunda é como permitimos a normalização de seus tweets, ao longo de muitos anos, sem uma devida análise ou atenção”, destacou Newsom, que também zombou do estilo ‘realeza’ adotado pelo ex-presidente.
Reação do público e impacto da estratégia
Nos comentários, internautas concordaram com o ponto de vista de Newsom. Uma usuária afirmou: “Ele está 100% correto. Se vai criticar alguém, que seja na mesma pegada que essa pessoa”. A tática de imitar a forma de comunicação de Trump, segundo analistas, reforça a mensagem de crítica de maneira mais contundente e direta.
Em uma ação simbólica, Newsom também anunciou a proposição de uma nova legislação contra fraudes eleitorais, numa tentativa de marcar um posicionamento firme em um momento de tensões políticas nos Estados Unidos.
Perspectivas futuras
Essa estratégia de comunicação, que mistura crítica política e técnicas de viralização nas redes, pode se consolidar como uma nova tática de figuras públicas contrárias ao estilo de Trump no cenário norte-americano. Especialistas avaliam que esse movimento evidencia o uso consciente das redes sociais para amplificar discursos e atrair atenção pública.
Para mais informações, confira o artigo completo na BuzzFeed.