Brasil, 17 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Teresina – 173 anos: Gastronomia tradicional é parte da história da cidade

A gastronomia tradicional, parte essencial da história e da cultura de Teresina, que comemora 173 anos neste sábado de emancipação política, traz sabores marcantes como bolo frito, beiju e panelada, que fazem parte da rotina e da memória afetiva de quem vive na “terra querida”. Esses pratos estão presentes em mercados, lanchonetes e casas especializadas, muitos preservando tradição e qualidade ao longo das décadas.

No Mercado do Mafuá, o bolo frito é um dos produtos mais procurados. Jonnys Teixeira, que administra o ponto da esposa, presente no local há mais de 30 anos, relata que, durante a semana, vende cerca de 120 unidades por dia, mas no fim de semana o número salta para 400.

“No sábado e domingo chego aqui 2h da manhã e já tem gente esperando para tomar café. Muitos saem das festas e vêm direto, procuram os caldos e o bolo frito”, conta.

Jonnys Teixeira mostra bolo frito que vende no Mercado do Mafuá – Foto: Francisco Leal

Outra iguaria é o Suco do Abrahão, fundado em 1957. O espaço oferece salgados e 27 sabores de sucos, de opções tradicionais como cajá e maracujá a variedades menos comuns, como jaca e pequi. Carlean Alves Lima, filho do fundador, destaca o legado do pai.

“Ele não era apenas comerciante, era um conselheiro para muita gente, além de alimentar tantos por um preço acessível”, disse.

Carlean Alves Lima prepara Suco do Abrahão, lanchonete tradicional de Teresina – Foto: Francisco Leal

A Casa do Beiju, com três décadas de atividade na zona leste da capital, mantém a produção diária de 150 a 200 unidades, em versões com coco babaçu, coco da praia e tradicional. O processo é totalmente artesanal, desde a chegada da mandioca até a finalização da goma.

“Começou com meu pai, agricultor. Surgiu da farinhada tradicional do interior. Hoje somos referência em beiju em Teresina”, afirma Antônio Silva Santos.

Antônio Silva Santos. prepara Beiju – Foto: Gilza Beatriz

Símbolo da gastronomia piauiense, a panelada, feita com vísceras bovinas cozidas em caldo temperado, também tem endereço certo. Na Casa da Panelada, a chef Gardênia Mesquita aposta em ingredientes frescos vindos de produtores locais.

“Tudo que servimos é cultural e artesanal, remetendo às vivências com nossos avós. Além da panelada, temos sarapatel, buchada de carneiro, galinha caipira no azeite de porco, tripinha frita no coco babaçu, feijão-verde e geléia artesanal de abacaxi com pimenta e limão”, ressaltou.

Chef Gardênia Mesquita prepara uma de Teresina, a panelada – Foto: Francisco Leal

Com informações da Secom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes