A SpaceX, empresa de foguetes e internet via satélite fundada por Elon Musk em 2002, recebeu bilhões de dólares em contratos federais ao longo de suas duas décadas de operação, mas é muito provável que a companhia tenha pagado pouco ou nada em imposto de renda federal, segundo documentos internos obtidos pelo The New York Times. A utilização de prejuízos fiscais acumulados permite à empresa evitar o pagamento de tributos futuros, beneficiando-se de uma brecha legal ampliada pelo governo dos Estados Unidos.
Impacto dos prejuízos fiscais e mudanças na legislação
De acordo com os documentos, a SpaceX possui mais de US$ 5 bilhões em prejuízos acumulados até o final de 2021, os quais podem ser compensados com receitas futuras para reduzir o pagamento de impostos. Em 2017, o governo de Donald Trump modificou a legislação, eliminando a data de expiração desses prejuízos fiscais, o que permite que a SpaceX utilize quase US$ 3 bilhões indefinidamente para abater impostos sobre rendas futuras. Especialistas em tributos afirmam que deixar de pagar US$ 5 bilhões em impostos federais representa uma grande vantagem para uma empresa que depende de contratos com o governo dos EUA, especialmente em um setor altamente dependente de subsídios públicos.
Empresa de capital fechado e benefícios fiscais
A fabricante de foguetes sempre foi mantida em sigilo por ser uma companhia de capital fechado, mas documentos analisados pelo Times revelam que a SpaceX pode estar usando uma brecha legal para evitar o pagamento de tributos. Além de usufruir de prejuízos fiscais, a empresa também recebeu cortes de impostos promovidos por Trump, que eliminaram limitações para o uso de prejuízos fiscais acumulados além de 20 anos, beneficiando a SpaceX com quase US$ 3 bilhões em prejuízos indefinidos.
Contratos federais e dependência financeira
Dados mostram que, em 2020, cerca de 84% da receita da SpaceX advinha de contratos com o governo dos EUA, incluindo a NASA e o Pentágono. Em 2021, essa porcentagem caiu para 76%, totalizando US$ 1,7 bilhão em contratos. A receita total no mesmo período foi de aproximadamente US$ 7,4 bilhões, com projeções de crescimento para US$ 15,5 bilhões em 2025, impulsionadas especialmente pela divisão Starlink, que atingiu mais de 2,5 milhões de usuários e gerou cerca de US$ 8 bilhões em receita em 2024.
Benefícios fiscais versus lucratividade
Embora a SpaceX tenha acumulado quase US$ 5,4 bilhões em perdas fiscais até o final de 2021, a empresa também reportou um aumento significativo na lucratividade operacional, atingindo US$ 5 bilhões antes de juros, impostos, depreciação e amortização em 2024 — quase o dobro do resultado de 2023. Apesar disso, a companhia pode continuar usando prejuízos passados para reduzir o pagamento de tributos, mesmo enquanto apresenta crescimento e lucros operacionais.
Reações e perspectivas
Elon Musk não respondeu a pedidos de comentários sobre o assunto. Ele costuma destacar o papel da SpaceX em missões da NASA e na segurança nacional, além de destacar o crescimento da receita da empresa nas redes sociais, como ocorreu em junho, quando afirmou que a receita da SpaceX “vai ultrapassar todo o orçamento da NASA no próximo ano”. Analistas dizem que a prática de usar prejuízos acumulados para evitar pagamentos de impostos, embora comum em empresas com perdas, é questionável em uma companhia que apresenta sinais de prosperidade.
A empresa também tem ligação com investidores como a Fidelity, Google e indivíduos como Antonio Gracias, além de supostas ligações com uma firma relacionada ao bilionário Len Blavatnik. Documentos indicam que a SpaceX contou com financiamentos de longa data e que, embora não responda oficialmente, a companhia pode estar aproveitando uma legislação que favorece empresas que passaram por anos de prejuízos, o que inclui uma grande quantidade de créditos fiscais acumulados.
O sucesso financeiro de Musk e a influência global da SpaceX consolidam sua posição como uma das empresas privadas mais valiosas do mundo, apesar de sua longa trajetória de perdas e benefícios fiscais potencializados por mudanças na legislação.
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