Brasil, 16 de agosto de 2025
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GWM inaugura fábrica em Iracemápolis e amplia presença no Brasil

Montadora chinesa GWM inaugura sua segunda fábrica no Brasil, com investimento de R$ 10 bilhões e foco na produção de SUVs híbridos

Nesta sexta-feira (15), a GWM inaugurou oficialmente sua nova fábrica em Iracemápolis (SP), marcando uma expansão significativa da presença da montadora chinesa no mercado brasileiro de automóveis. A instalação, a terceira fora da China, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte de um investimento de R$ 10 bilhões ao longo de dez anos.

Fábrica de Iracemápolis reforça estratégia de produção local e inovação

A nova unidade, que ocupa uma área de 137 hectares, terá uma capacidade inicial de 30 mil veículos por ano, com previsão de chegar a 50 mil em três anos. Segundo Márcio Alfonso, diretor de produção da fábrica, atualmente são utilizados cerca de 60 componentes na linha de montagem, incluindo itens de pintura, vedação, verniz e sistemas de assistência ao motorista, o ADAS. A estrutura produtiva ainda trabalha com uma abordagem de “peça por peça”, com objetivo de alcançar 60% de conteúdo nacional até 2026.

Primeiros modelos produzidos e planos de expansão

O SUV Haval H6 será o primeiro modelo a sair da linha, com produção prevista para começar em agosto, seguido pelos SUVs Haval H9 e pela picape Poer P30. Todos os modelos contam com versões híbridas, incluindo opções plug-in com até 113 quilômetros de autonomia elétrica.

“No futuro, expandiremos a produção para motores, inversores e outros componentes feitos aqui, em um período de pelo menos quatro anos”, declarou Alfonso. A fábrica também incluirá, ao lado do espaço de produção, um centro de pesquisa na América Latina, com 60 técnicos e engenheiros dedicados ao desenvolvimento de motores híbridos flex e à adaptação dos veículos às preferências brasileiras.

Impacto e expectativas do mercado de veículos chineses

A implantação da unidade de Iracemápolis reflete uma estratégia de fortalecimento da presença chinesa na indústria automotiva brasileira, que também já conta com a BYD, que inaugurou sua fábrica em Camaçari (BA) em julho. Essas montadoras seguirão o modelo de produção local baseada na montagem de componentes pré-fabricados, uma prática comum entre as marcas chinesas atuantes no Brasil.

Estima-se que o investimento total da GWM no País alcance R$ 10 bilhões até 2034, contribuindo para a geração de empregos e para o desenvolvimento tecnológico na região. Além da fábrica, a GWM prevê criar seu primeiro centro de pesquisa na América Latina, reforçando o foco em inovação e adaptação ao mercado brasileiro.

Modelos de destaque e atributos

O SUV Haval H6 é o carro de entrada da marca, disponível em cinco versões, todas híbridas, oferecendo sistemas HEV e PHEV com baterias de maior capacidade, permitindo autonomia elétrica de até 113 km. O Haval H9, SUV de sete lugares, chega ao Brasil competindo com modelos como o Caoa Chery Tiggo 8, equipado com motor 2.4 Turbo Diesel de 184 cv e itens de série como faróis em LED, câmera 360 graus, central multimídia de 14,6 polegadas e sistemas avançados de auxílio ao motorista.

A picape Poer P30, também equipada com motor turbo diesel, possui dimensões de 5,41 metros de comprimento e é destinada a consumidores que buscam robustez e capacidade de carga, com preços ainda não divulgados oficialmente.

Perspectivas futuras para o setor

A entrada forte da GWM no Brasil e o estabelecimento de uma estrutura de produção local reforçam a crescente competitividade do mercado automotivo chinês no País. A iniciativa visa não apenas ampliar a oferta de veículos híbridos e elétricos, mas também promover inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável na indústria nacional.

Para mais informações, acesse a reportagem completa no G1.

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