Nesta semana, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, começou a publicar tweets com características similares às do ex-presidente Donald Trump, incluindo uso de letras maiúsculas, diversos pontos de exclamação e frases de impacto. Ele explicou que a estratégia faz parte de uma resposta política direta e inteligente ao modo de se comunicar de Trump nas redes sociais.
Newsom adota estilo de Trump para criticar o ex-presidente
Na última quinta-feira, Newsom anunciou a “Election Rigging Response Act”, uma lei voltada para combater possíveis fraudes eleitorais. Em suas mensagens, ele afirmou: “ESPERANÇA QUE ISSO ACORDE O PRESIDENTE DOS EUA. EU ESTOU SEGUINDO SEU EXEMPLO. SE VOCÊ TEM PROBLEMAS COM O QUE EU ESTOU POSTANDO, DEVERIA TER COM O QUE ELE POSTA COMO PRESIDENTE”, declarou.
Nos tweets, o político também zombou do estilo de Trump, especialmente sua postura de “rei”, acrescentando uma camada de sarcasmo ao criticar o comportamento do ex-presidente, que ensaiou uma postura quase monárquica.
A estratégia por trás da imitação
< p>Gavin Newsom comentou que a sua intenção é chamar atenção para o padrão de comunicação de Trump, que normalizou estilos agressivos e de confrontamento na política moderna. “A questão mais profunda é: como permitimos a normalização desses Tweets sem a devida atenção e análise?”, disse.
Usuários nas respostas aos seus tweets concordaram com a estratégia. Uma pessoa comentou: “Sim, ele está 100% certo. Se vai atacar, que atire a mesma pedra no mesmo lugar.”
Reação pública e impacto político
Especialistas avaliam que a tática de Newsom reforça a polarização e a forma de expressão na política americana, demonstrando que o tom confrontador virou uma arma tanto de um lado quanto do outro. A resposta direta e agressiva, antes associada somente a Trump, agora é utilizada por políticos de diferentes espectros.
O movimento de Newsom também provoca reflexão sobre o uso das redes sociais na política e o efeito de estilos mais agressivos na comunicação oficial. Fontes próximas ao governador afirmam que ele busca modernizar a sua postura e engajar um público mais jovem e digital.
Próximos passos
Espera-se que Newsom continue a usar essa estratégia para reforçar seu posicionamento e desafiar o padrão de comunicação de Trump, além de ampliar sua presença política nacional. O uso do tom provocador deve se tornar uma marca de sua atuação nas redes sociais nos próximos meses.