O futebol, mais do que um esporte, é uma verdadeira paixão nacional. Porém, a nova geração de torcedores brasileiros está se dividindo entre os clubes locais e os times europeus. Segundo uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, quase 22% dos brasileiros admitem torcer por clubes de fora do país, revelando um cenário onde a tradição do futebol nacional encontra-se cada vez mais intercorrente com a influência internacional.
A ligação com o futebol europeu
Para Gabriel Passos, de 21 anos, morador de Salvador, essa paixão é muito clara. Torcedor do Bahia, ele também se viu atraído pelo Paris Saint-Germain (PSG), um clube que une sua afinidade por futebol e história, especialmente pela presença de grandes jogadores nos últimos anos. “Meu objetivo é ir a Paris conhecer as instalações do time”, comenta Gabriel, que administra a conta “Portal PSG Brasil” no X (ex-Twitter).
A pesquisa revelou que essa relação entre brasileiros e clubes estrangeiros não se restringe apenas ao PSG. Na verdade, o maior percentual de torcedores de times internacionais vai para o Real Madrid (9,1%) e o Barcelona (6,6%). O PSG, provavelmente impulsionado por astros como Neymar, Messi e Mbappé, figura em terceiro lugar, com 2,4% de adeptos entre os entrevistados.
O fenômeno Neymar
A popularidade do PSG no Brasil cresceu significativamente após a contratação de Neymar, que trouxe um novo público ao clube. Gabriel afirma que “foi o período de maior engajamento do público”, legitimando o sucesso do time e atraindo novos torcedores. É notável como a presença dos craques em campo afeta o número de adeptos, e a pesquisa corrobora isso: a maior parte dos torcedores de clubes gringos são jovens, morando em grandes centros urbanos e com maior nível de escolaridade.
Impactos sociais e econômicos
O fato de 22% dos brasileiros torcerem por clubes estrangeiros traz uma nova dinâmica ao mercado de futebol no Brasil. Isso também reflete a mudança no consumo de produtos esportivos. A varejista Centauro, por exemplo, mostrou em um levantamento que as camisas de clubes internacionais, como as do Real Madrid e do PSG, estão entre as mais vendidas no Brasil, mesmo superando algumas das tradicionais camisas dos clubes nacionais, como Vasco e Atlético-MG.
As empresas estão percebendo essa tendência e adequando suas estratégias de marketing. Thiago Bessa, gerente comercial de futebol da Netshoes, explicou que “as camisas de clubes internacionais se tornaram peças-desejo”, especialmente entre os jovens que seguem tendências de moda, como o estilo Blokecore que mistura streetwear com elementos de futebol.
Aumento no consumo online
Além disso, a digitalização e a disponibilidade de plataformas de streaming mudaram a forma como os torcedores consomem futebol. Há alguns anos, a Liga dos Campeões não era acessível em TV aberta e plataformas digitais. Atualmente, a popularização do conteúdo online abriu novas oportunidades de engajamento com clubes europeus, graças à presença de jogadores como Vinícius Jr. e outros renomados, que criam uma conexão direta com o público brasileiro.
O desafio dos clubes brasileiros
Apesar do aumento da torcida por clubes estrangeiros, é importante ressaltar que a maioria dos torcedores ainda tem um clube nacional de coração. Contudo, a competição por atenção e engajamento é acirrada. Bernardo Pontes, sócio da ALOB Sports, menciona que a realidade atual exige que os clubes brasileiros tenham talentos que possam realmente fazer a diferença e atrair os torcedores ao estádio.
“Os clubes do país têm o desafio de ter no elenco jogadores relevantes, que levem pessoas ao estádio e as façam comprar camisa. Senão, estarão sempre disputando com jogadores de renome no exterior”, conclui Pontes.
A pesquisa da Ipsos-Ipec, conduzida entre 5 e 9 de junho de 2025, mostra um retrato rico do mercado de torcedores, e o fato de quase um a cada quatro brasileiros torcerem por clubes de fora do país destaca a necessidade de inovação e adaptação dos clubes brasileiros para manter seu espaço no coração dos torcedores.