Brasil, 15 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

HUT reduz em mais de 70% o cancelamento de cirurgias agendadas

Hospital de Urgência de Teresina melhora eficiência com redução significativa de cancelamentos e aumento de produtividade

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou uma redução de mais de 70% nos cancelamentos diários de cirurgias agendadas, após implementação de melhorias no setor. A conquista faz parte do projeto Lean, uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês, que visa otimizar processos e recursos na unidade.

Resultados do projeto Lean no HUT

Concluída a fase II do programa, a avaliação do hospital mostrou avanços expressivos na qualidade e agilidade do atendimento. Participaram da apresentação os diretores do HUT, a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, além de consultores do Sírio-Libanês e colaboradores internos.

Entre os principais ganhos está a diminuição de 77% no cancelamento de cirurgias agendadas, o que garante maior eficiência e maior aproveitamento dos centros cirúrgicos. Segundo a gerente do Núcleo Interno de Regulação do HUT, Yriana Leal, “menor número de cancelamentos permite que mais procedimentos sejam realizados, beneficiando a população”.

Avanços na gestão de cirurgias e internações

Outro destaque é o aumento de 55,5% na produtividade do centro cirúrgico, resultado da adoção de novas ferramentas de gestão, como o aviso cirúrgico e o bate mapa. Essas ações reduziram também em 54,5% o atraso no início da primeira cirurgia do dia.

Na área de internação, o hospital conseguiu reduzir em 16% o tempo médio de permanência, possibilitando disponibilizar mais leitos aos pacientes e diminuir riscos de infecção, conforme explicou Yriana Leal.

Inovações na emergência e resultados na superlotação

No setor de emergência, o tempo médio de atendimento foi reduzido em 9%, contribuindo para uma queda de 33,3% na superlotação hospitalar. A maior eficiência no atendimento de pacientes sem internação também impactou positivamente a rotina do hospital.

Compromisso com melhorias contínuas

Aranucha Brito, diretora geral do HUT, afirmou que a avaliação reforça o compromisso do hospital em oferecer atendimento mais ágil e seguro, destacando a dedicação dos servidores na implantação dessas melhorias. “O reconhecimento dos consultores do Lean demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Leopoldina Cipriano lembrou que os indicativos atuais refletem o esforço e a dedicação de toda a equipe do hospital e da Prefeitura de Teresina. Ela ressaltou que o projeto Lean será uma ferramenta permanente de aprimoramento na saúde pública do município, com o objetivo de transformar a assistência no Piauí.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes