Melania Trump, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, manifestou publicamente sua indignação após Hunter Biden, filho do ex-presidente Joe Biden, realizar comentários em uma entrevista que a ligam ao criminoso sexual Jeffrey Epstein. Em uma carta enviada ao filho do ex-presidente, o advogado de Melania, Alejandro Brito, solicitou uma retratação formal, alegando que as declarações foram falsas, difamatórias e “extremamente sensacionalistas”.
Contexto da polêmica
Na entrevista em questão, realizada pelo jornalista Andrew Callaghan, Hunter Biden afirmou que Epstein teria apresentado Melania a Donald Trump. Esse comentário foi amplamente compartilhado nas redes sociais e coberto por veículos de mídia ao redor do mundo, resultando em um “prejuízo financeiro e reputacional esmagador” para Melania, de acordo com a carta de Brito.
Biden fez os comentários durante uma conversa em que criticou figuras “elítistas” do Partido Democrata e outros que, segundo ele, prejudicaram a campanha de seu pai. “Epstein apresentou Melania a Trump. As conexões são, tipo, tão amplas e profundas”, disse Biden, atribuindo essa afirmação ao autor Michael Wolff, que já foi acusado por Donald Trump de inventar histórias para vender livros.
Reação de Hunter Biden
Após a ameaça de processo, Hunter Biden respondeu em nova entrevista com Callaghan, na qual reiterou sua posição e se mostrou desdenhoso em relação à possibilidade de retratação. Quando questionado se se desculparia, respondeu: “Uh, que se dane, isso não vai acontecer.” Ele defendeu suas afirmações, dizendo que são baseadas em informações que leu e ouviu, citando publicações como The New York Times e Vanity Fair como fontes.
Estratégia de litígios de Melania Trump
Essa atitude de Melania Trump em ameaçar ações judiciais ressoa com a estratégia de seu marido, Donald Trump, que frequentemente utiliza litígios para enfrentar críticos. Contudo, para figuras públicas, como os Trumps, é desafiador vencer um processo por difamação devido à necessidade de provar má-fé.
Vale lembrar que Donald e Melania Trump sempre afirmaram que se conheceram através de Paolo Zampolli, um agente de modelos, em uma festa da Semana de Moda de Nova York em 1998. O advogado Abbe Lowell, que representa Hunter em seus casos criminais, não respondeu a pedidos de comentário sobre o assunto.
Implicações da polêmica
A luta pública entre Melania Trump e Hunter Biden traz à tona discussões sobre a relação entre celebridades, política e a responsabilidade das declarações feitas por figuras influentes. Além disso, a forma como a mídia e o público reagem a essas controvérsias tem o potencial de afetar ainda mais a reputação dos envolvidos.
A polêmica também se destaca em um cenário em que a desinformação e a disseminação de fake news proliferam nas redes sociais, levando indivíduos a questionar a veracidade das informações e o impacto que elas podem ter na vida de pessoas públicas.
Por fim, a carta enviada a Hunter Biden teve seu conteúdo divulgado em 6 de agosto e foi inicialmente reportada pelo Fox News Digital. A repercussão da situação nas redes sociais demonstra como as declarações feitas em entrevistas podem ter consequências significativas, tanto para os indivíduos envolvidos quanto para a percepção pública de figuras políticas.