Na cidade de Avaré, localizada no interior de São Paulo, mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino e creches ficaram sem merenda escolar nesta quinta-feira (14). A suspensão da alimentação acontece após a troca da empresa responsável pelo fornecimento da merenda, gerando descontentamento e preocupações entre os pais e responsáveis. Vídeos divulgados mostram alimentos sendo retirados das unidades escolares, levantando questões sobre a gestão do serviço.
Condições precárias nas escolas
Alunos de escolas estaduais e creches municipais se viram sem café da manhã e almoço na Escola Estadual Coronel João Cruz. Um morador, que não quis se identificar, relatou que desde a quarta-feira (13) a escola não ofereceu os referidos alimentos, e, em algumas unidades, os funcionários precisaram comprar sucos e bolachas para os estudantes. Essa situação revela um problema significativo na manutenção do padrão alimentar dos alunos, que dependem da merenda para uma nutrição adequada durante o dia.
Motivos do desabastecimento
A Prefeitura de Avaré informou que a antiga prestadora do serviço, a empresa Sólida Nutrição, realizou a retirada dos estoques durante a noite, o que causou o desabastecimento. As autoridades municipais afirmaram que essa ação foi desautorizada e inesperada. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a retirada dos alimentos ocorrendo na manhã desta quinta-feira, gerando ainda mais indignação entre a comunidade.
A administração municipal afirmou que está tomando providências para reverter a situação, com a nova empresa contratada, Konserv, sendo responsável pela reabertura e normalização do fornecimento a partir de sexta-feira (15). Essa promessa de normalização é um alívio, mas a dúvida sobre o futuro permanece nas mentes dos pais e educadores que se preocupam com a segurança alimentar dos alunos.
Versão das empresas envolvidas
A Sólida Nutrição, por sua vez, afirmou estar surpresa com a decisão abrupta da prefeitura para encerrar o contrato. Em nota, a empresa destacou que não recebeu nenhuma notificação prévia que justificasse tal atitude, considerando a ação como “unilateral e inesperada”. A mesma declarou que retirei utensílios de sua propriedade com a presença de um protocolo assinado pelo secretário municipal de Educação.
Em resposta, a Prefeitura esclareceu que a retirada dos alimentos ocorreu nas 52 unidades atendidas e que os funcionários da antiga prestadora foram autorizados a entrar nas escolas, pois eram conhecidos dos diretores. No entanto, o município também revelou que a empresa levou itens que pertencem às unidades escolares, algo que gerou mais transtornos e complexidade ao problema.
Ação da Secretaria Estadual de Educação
A Secretaria Estadual de Educação se manifestou e garantiu que a merenda das escolas estaduais é garantida por um convênio ativo com o município. A pasta notificou a prefeitura por descumprimento da parceria, ressaltando a importância de manter a alimentação dos alunos assegurada. A partir disso, a expectativa é que a administração municipal tome as devidas providências e restaure a normalidade no fornecimento de merenda.
Impactos na comunidade
Este episódio reflete um problema que vai além da simples falta de merenda. A situação impacta diretamente a saúde e o bem-estar das crianças, muitas das quais dependem dessa refeição como uma fonte importante de nutrição. Pais e educadores expressaram preocupação e insatisfação com a maneira como a situação foi conduzida, ressaltando a necessidade de uma gestão mais eficiente dos serviços que afetam a vida dos alunos.
À medida que a nova empresa inicia suas operações, a comunidade espera que as promessas feitas sejam cumpridas e que os alunos possam retornar à rotina escolar com a alimentação necessária para seu desenvolvimento e aprendizado. A situação em Avaré é um alerta para as comunidades que dependem de serviços públicos essenciais, como a merenda escolar, e destaca a importância da comunicação eficaz entre empresas, administração pública e comunidade.
Com o comprometimento das autoridades e a vigilância da população, a esperança é de que essa situação sirva de aprendizado para evitar recorrências no futuro.