Brasil, 13 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV retorna a Castel Gandolfo após período de descanso no Vaticano

O pontífice voltou ao verão papal em Castel Gandolfo, onde passará alguns dias antes de celebrar missas e compartilhar momentos com a comunidade

Na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto, o Papa Leo XIV retornou ao seu retiro de verão em Castel Gandolfo, após passagem pelo Vaticano durante o mês de julho. O pontífice saiu do Vaticano por volta das 16h30, dirigindo-se de carro até a residência papal às margens do Lago Albano, localizada a cerca de 25 quilômetros de Roma.

Retorno às tradições de Castel Gandolfo

Localizado na região do Lácio, Castel Gandolfo mantém há séculos a tradição de ser a residência de verão dos papas. Enquanto o Papa Francisco optou por permanecer no Vaticano durante o período de férias, Leo XIV decidiu retomar esse costume histórico, reforçando o vínculo com a cidade e seus fiéis.

Agenda de celebrações e encontros

Após alguns dias de descanso, o Papa Leo XIV celebrará missa na próxima sexta-feira, 15 de agosto, na paróquia pontifícia de Castel Gandolfo, em celebração à solenidade da Assunção de Maria. No domingo, 17 de agosto, às 9h30, ele participará de uma missa na igreja de Santa Maria della Rotonda, na cidade de Albano, próxima a Castel Gandolfo, junto a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela Caritas.

Na mesma manhã, ao meio-dia, o Papa fará o tradicional Angelus na Praça Liberdade, em Castel Gandolfo. Além disso, conforme a Diocese de Albano, ele compartilhará um almoço com cerca de 100 pessoas de baixa renda no projeto ecológico e social Borgo Laudato Si’, inspirado na encíclica do Papa Francisco Laudato Si’. A iniciativa busca promover a sustentabilidade ambiental e a redução das desigualdades sociais.

Impacto espiritual e social do retorno

Segundo fontes da diocese, o retorno do Papa Leo XIV a Castel Gandolfo reforça o compromisso da Igreja com seus fiéis e com as questões sociais e ambientais atuais. Após os encontros e celebrações, previsto para domingo à tarde, ele retornará ao Vaticano para continuar suas atividades pastorais e pastorais.

Este retorno às tradições de verão também demonstra uma valorização do contato direto com comunidades locais e a valorização dos valores de humildade e serviço, essenciais na missão papal. A visita reforça a relação do Papa Leo XIV com a história secular de Castel Gandolfo e sua dedicação às causas sociais, ambientais e religiosas.

Para mais detalhes, acesse a matéria original na fonte do ACI Prensa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes