Brasil, 18 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mulher é agredida em Coronel José Dias, Sul do Piauí

Na última segunda-feira, uma mulher foi agredida pelo ex-companheiro em uma açaíteria no Sul do Piauí. A prefeitura manifestou repúdio ao ato.

No último dia 11, uma tragédia de violência aconteceu em Coronel José Dias, no Sul do Piauí. Uma mulher foi agredida pelo ex-companheiro, identificado apenas pelas iniciais N. F. dos S., enquanto estava em uma açaíteria localizada no centro da cidade. O incidente, que gerou grande indignação na comunidade, foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento e resultou na atuação imediata da Polícia Militar.

Detalhes da agressão e resposta das autoridades

Segundo informações fornecidas pelo Comandante Gilson, do 11º Batalhão de Policiamento Militar (11º BPM), a equipe policial foi acionada pela própria vítima após os violentos ataques. Ao chegarem à cena do crime, os policiais tiveram acesso ao material das câmeras de segurança, que comprovou a brutalidade da agressão: o ex-companheiro desferiu um soco no rosto da mulher, fazendo com que ela caísse ao chão, onde foi agredida novamente.

Após o ato violento, N. F. dos S. fugiu do local e, até o momento, não foi encontrado. A delegada Cynthia Verena, da Delegacia da Mulher de São Raimundo Nonato, está à frente da investigação do caso e trabalha para localizar o suspeito. Esse tipo de ataque não é um caso isolado, mas sim parte de uma preocupante tendência de violência contra a mulher que ainda persiste em várias regiões do Brasil.

Nota de repúdio da Prefeitura de Coronel José Dias

Diante da gravidade do ocorrido, a Prefeitura Municipal de Coronel José Dias, através da Secretaria da Mulher e da Casa Rosa, divulgou uma nota de repúdio e apoio à vítima. No documento, a administração expressa sua indignação e se compromete a oferecer todo suporte necessário à mulher agredida. A nota ressalta a importância de não se tolerar nenhum tipo de violência e afirma: “A violência não é normal e não deve ser aceita”.

A polícia e os órgãos de apoio pedem a todas as mulheres para não se calarem frente a qualquer ato de violência. Existem vários canais de denúncia disponíveis, como o telefone 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, e o 190, destinado a situações urgentes. Além disso, a prefeitura incentiva que as vítimas procurem a Casa Rosa ou a ordem especializada em atendimento às mulheres agredidas.

Formas de denunciar a violência contra a mulher

É fundamental que as vítimas e pessoas próximas conheçam os canais disponíveis para denúncia e apoio. Conforme mencionado na nota, as opções incluem:

  • Ligar para a Central de Atendimento à Mulher no número 180.
  • Acionar o serviço de urgência policial pelo 190.
  • Registrar boletim de ocorrência em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) ou em qualquer outra delegacia mais próxima.
  • Procurar o Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência, da Defensoria Pública ou o Ministério Público.
  • Utilizar o aplicativo “Salve Maria” que oferece suporte às vítimas.
  • Participar da campanha Sinal Vermelho, que permite denunciar através de um sinal em formato de X feito com a mão, preferencialmente na cor vermelha.

A divulgação da violência contra as mulheres, como neste caso específico, é vital para a conscientização da sociedade. Em 2024, o Piauí registrou 40 feminicídios, um número alarmante que reflete a urgência de se combater esta epidemia. Somente no intervalo de uma semana, 301 casos de violência contra mulheres foram reportados, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O enfrentamento da violência é responsabilidade de todos e cada um pode fazer a diferença. ao falar sobre essas questões e apoiar as vítimas, avançamos para um futuro onde a violência de gênero não será mais tolerada.

Esta é uma questão não apenas local, mas que ressoa em todo o Brasil, fazendo necessário que todos se mobilizem por um ambiente mais seguro e justo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes