A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas fez história ao avançar invicta para as quartas de final da Copa América, realizada em Bogotá, Colômbia. Neste último dia 11, o time brasileiro venceu El Salvador por um impressionante placar de 91 a 4, garantindo assim a liderança do grupo B, ao término da fase de grupos com três vitórias em três partidas. Com esse desempenho, as brasileiras se destacam como uma das favoritas na competição, que poderá render-lhes uma vaga no Mundial de 2026.
Próximo desafio e chaveamento das quartas de final
A seleção volta à quadra nesta terça-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Peru, que finalizou a fase de grupos na última colocação do grupo A. O chaveamento completo das quartas de final será definido somente após o encerramento do último jogo do grupo A, que ocorrerá às 19h30 do mesmo dia, quando a Colômbia enfrentará o Canadá. É importante destacar que todos os jogos da Copa América estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF) no YouTube.
Expectativas e objetivos da seleção
Nesta competição, que distribui duas vagas diretas para o Mundial de basquete em cadeira de rodas de 2026, a expectativa para a seleção brasileira feminina é alta. Além de garantir uma vaga no mundial, o Brasil busca conquistar seu primeiro ouro na Copa América. A equipe já havia subido ao pódio em duas ocasiões, conquistando medalha de bronze, nas edições de 2017 e 2022, ambas com vitórias sobre a Argentina.
A campanha invicta do Brasil teve início no último dia 9, quando o time derrotou o Canadá – que será a sede do Mundial de 2026 – por 70 a 62, pelo grupo B. No dia seguinte, as brasileiras enfrentaram as donas da casa e saíram com uma vitória convincente de 67 a 29. O grupo A conta com as equipes da Argentina, Estados Unidos, México e Peru, todas já eliminadas.
Formato da competição e semifinais
Todas as oito seleções participantes da Copa América avançam para as quartas de final, que será realizada da seguinte forma: o primeiro colocado do grupo A enfrentará o quarto do grupo B, o segundo do grupo A jogará contra o terceiro do grupo B e assim por diante. Os vencedores dessas partidas garantirão um lugar nas semifinais, que ocorrerão na quarta-feira (13). A grande final está marcada para a quinta-feira (14), prometendo um espetáculo de alto nível no basquete em cadeira de rodas.
Com a vitória sobre El Salvador, as brasileiras demonstraram não só força, mas também uma impressionante coerência tática, o que pode ser um diferencial nas próximas fases eliminatórias. O apoio da torcida e a crescente união do grupo podem ser elementos cruciais para que o Brasil conquiste seu inédito ouro e, de quebra, uma das vagas tão almejadas no Mundial de 2026, em Ottawa, no Canadá.
Os amantes do esporte e os brasileiros em geral aguardam ansiosamente pelos próximos jogos, torcendo para que a seleção feminina continue a brilhar no cenário internacional do basquete em cadeira de rodas.