Brasil, 29 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Queda acentuada nas gorjetas em Las Vegas preocupa trabalhadores

A queda nas gorjetas em Las Vegas, que chega a 50%, reflete uma diminuição no turismo e altos custos.

Las Vegas, uma das cidades mais emblemáticas dos Estados Unidos, está enfrentando um preocupante declínio. Com o aumento dos preços e boicotes ao turismo, a cidade que já fora sinônimo de diversão e excessos agora se vê à beira da crise. Um dos sinais mais alarmantes desse cenário é a queda nas gorjetas, que despencaram em até 50%. Essa realidade deixa os trabalhadores do setor de serviços desolados e preocupados com suas fontes de renda.

A crise das gorjetas

De acordo com informações do Fox News, o valor das gorjetas em Las Vegas sofreu uma redução significativa, afetando diretamente os trabalhadores, que agora enfrentam uma clientela reduzida e, consequentemente, uma remuneração mais baixa. Charlie Mungo, um tatuador de 36 anos da área central de Las Vegas, comentou: “Sem impostos sobre gorjetas, isso é uma coisa boa, mas não adianta muito se não há pessoas para receber gorjetas”.

Mungo mencionou que seus ganhos mensais caíram para cerca de $1.500, uma perda de quase um terço de sua clientela, em grande parte devido à ausência de turistas canadenses, que representavam 30% de seu negócio. A combinação de uma economia instável, custos em alta e boicotes políticos à cidade está sendo apontada como as razões para essa drástica queda no turismo.

Incertezas e culpas

Enquanto muitos trabalhadores apontam o dedo para o ex-presidente Donald Trump, acreditando que seu governo contribuiu para a diminuição do número de visitantes internacionais, outros consideram que o real problema pode estar na própria Las Vegas. O supervisor Jacob Soto, de 22 anos, revelou que suas gorjetas de cartão de crédito diminuíram de $200 semanais para apenas $100–$150, o que considera vital para sua remuneração.

Uma garçonete revelou em um fórum do Reddit que antes recebia em média $0,80 por bebida servida, e atualmente essa média caiu para apenas $0,10. Outro servidor se queixou dizendo: “Estamos trabalhando três vezes mais do que antes e ganhando um quarto do que costumávamos ganhar”.

Impacto no turismo

Dados da Autoridade de Convenções e Visitantes de Las Vegas mostram que as visitas à cidade caíram mais de 6% neste ano. Em março, Las Vegas recebeu 3,39 milhões de visitantes, uma queda de quase 8% em relação aos 3,68 milhões de fevereiro. Abril também teve resultados decepcionantes, com pouco mais de 3,3 milhões de visitantes, uma diminuição de 5,1% em comparação ao ano anterior. A taxa de ocupação dos hotéis também não ficou imune, caindo de 85,3% em março de 2024 para 82,9% em abril deste ano.

Os dados dos meses seguintes também são desanimadores, com um reportado 11,3% de queda no número de visitantes em junho em comparação ao mesmo período do ano passado, e uma redução de 10% nas viagens internacionais para a cidade. É evidente que a combinação de fatores econômicos e socio-políticos está afetando o famoso destino turístico.

Perspectivas futuras

Os trabalhadores da indústria de serviços expressam crescente ansiedade em relação ao futuro. À medida que as gorjetas se tornam uma fonte de renda cada vez mais escassa e o fluxo de turistas diminui, muitos se perguntam até onde essa tendência irá chegar. “Estamos todos começando a entrar em pânico”, disse Mungo, refletindo a crescente incerteza sobre o futuro econômico da cidade e suas repercussões sobre o sustento de seus cidadãos.

Enquanto Las Vegas tenta se reinventar e atrair novos visitantes, a esperança é de que as circunstâncias atuais mudem e que a cidade possa recuperar sua antiga glória como um dos principais destinos turísticos do mundo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes