O Chevrolet Tracker, SUV mais eficiente da General Motors, passou por uma mudança significativa no visual em julho de 2025, buscando competir com Hyundai Creta e Honda HR-V. A renovação visa reverter a queda nas vendas e reforçar sua presença no segmento de utilitários esportivos no Brasil.
Atualizações visuais e tecnológicas do Tracker
Com a nova dianteira, o Tracker apresenta faróis com tecnologia LED mais estreitos, que conferem um visual mais agressivo, semelhante ao do Equinox na versão topo. A grade frontal redesenhada e as novas rodas de 17 polegadas também contribuem para uma aparência mais moderna e esportiva.
O interior recebeu melhorias, como um painel de instrumentos digital de 8 polegadas e uma central multimídia de 11 polegadas, mais intuitiva. Ainda que o acabamento seja predominantemente com plástico rígido, novas texturas evitam a sensação de desconforto ao toque, resultado de uma tentativa de elevar a percepção de qualidade.
Direção, desempenho e motorização
A dirigibilidade do novo Tracker mantém-se equilibrada, com volante leve e bom desempenho no uso urbano, especialmente na versão topo com motor 1.2 turbo. O motor, mais silencioso e potente do que o anterior, utiliza uma correia banhada a óleo — a mesma do Chevrolet Onix — que exige manutenção adequada, com trocas a cada 240 mil km.
Segundo avaliação do g1, o SUV demonstra bom desempenho, com uma condução confortável e respostas rápidas. A suspensão bem calibrada equilibra conforto e estabilidade, atendendo às expectativas dos motoristas.
Desvantagens e itens que ainda faltam
Mantendo uma lista de pontos negativos, o Tracker ainda apresenta algumas deficiências importantes. Entre elas, a ausência de freio de mão eletrônico, piloto automático adaptativo, câmera 360 graus, ar-condicionado de duas zonas, ajustes eletrônicos de assento e saída de ar para o banco traseiro.
Quando comparado aos principais rivais, como Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo, Chery Tiggo 7 Pro Hybrid, Chery Tiggo 8 Pro e BYD Song Pro, o Tracker fica em desvantagem por oferecer menos recursos de conforto e tecnologia pelo mesmo preço ou valor superior.
Concorrentes e vantagens adicionais
O Creta Ultimate, por exemplo, apresenta motor mais potente (193 cv contra 141 cv do Tracker), além de câmera 360 graus, piloto automático adaptativo, freio de mão eletrônico e maior porta malas (422 litros). Já o Chery Tiggo 7 Pro Hybrid oferece motorização híbrida leve com maior potência e porta-malas de 475 litros.
O BYD Song Pro se destaca pelo sistema híbrido plug-in, motor de 223 cv e porta-malas de 520 litros. Esses atributos reforçam o desafio do Chevrolet Tracker ao segmento, mesmo após a atualização estética e tecnológica.
Perspectivas para o futuro
Apesar do esforço pela renovação, o sucesso do Tracker dependerá de ampliar sua oferta de itens de conforto, tecnologia e performance, além de superar a concorrência que já oferece equipamentos mais completos por valores semelhantes. A expectativa é de que a GM continue ajustando o SUV para reconquistar seu espaço entre os líderes de vendas no mercado de SUVs compactos.