Brasil, 17 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

O poder da noite: como dormir ajuda na resolução de problemas

Estudos mostram que o sono pode melhorar a tomada de decisões e a criatividade.

Você já se perguntou por que algumas das melhores ideias surgem na cama ou logo ao acordar? Um novo estudo indica que, enquanto dormimos, nosso cérebro está ocupado realizando funções incríveis, incluindo a resolução de problemas. Esse fenômeno, conhecido por muitos como “dormir sobre um problema”, está recebendo cada vez mais apoio da ciência.

O cérebro e o sono: um trabalho contínuo

Um recente estudo publicado no Journal of Neuroscience acompanhou 25 participantes enquanto realizavam tarefas de memorização. Durante essas atividades, partícipes foram monitorados com eletroencefalógrafos (EEG) e magnetoencefalografia (MEG) para observar as áreas do cérebro que se ativavam. Após concluir a tarefa, todos tiraram uma soneca, com os sensores ainda conectados.

Os pesquisadores estavam interessados na atividade dos espículas de sono, que são explosões de atividade cerebral que ocorrem durante uma fase leve do sono. A análise mostrou que a atividade das espículas era mais acentuada nas regiões do cérebro que haviam sido utilizadas durante a tarefa de memorização. Além disso, maior atividade nas espículas estava relacionada a melhorias na realização da tarefa após a soneca.

Pesquisas que confirmam a importância do sono

Alyssa Sinclair, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, encontrou resultados semelhantes em um estudo anterior. Os participantes que dormiram após encararem uma tarefa difícil mostraram-se mais racionais no dia seguinte. “Quando esperamos e deixamos a pessoa dormir em cima da questão, as escolhas se tornam mais equilibradas”, explica Sinclair.

Esse aprimoramento na capacidade de decisão está ligado ao hipocampo, uma região do cérebro que processa memórias de curto prazo e é responsável por decidir quais experiências serão armazenadas a longo prazo. Durante o sono, essa área do cérebro “revisa” o que foi aprendido e elimina informações irrelevantes.

A importância das fases do sono

O processo de consolidação da memória não depende somente do sono profundo. Fases mais leves, como o N1, também contribuem para benefícios cognitivos significativos. Um estudo realizado em 2023 revelou que pessoas que passaram apenas 15 segundos em sono N1, após serem expostas a um problema complexo de matemática, triplicaram as chances de encontrar uma solução.

“Nossas descobertas sugerem que existe um ponto doce criativo durante o início do sono,” afirmaram os pesquisadores. “Para aproveitá-lo, é necessário equilibrar o ato de adormecer facilmente contra o ato de dormir profundamente demais.”

Como potencializar o trabalho do cérebro durante o sono

Compreender que o sono pode aprimorar a resolução de problemas e a criatividade é um primeiro passo importante. Matt Walker, professor de neurociência na Universidade da Califórnia, Berkeley, sugere que manter um diário de sonhos ou um gravador próximo à cama pode ser extremamente útil. “Após acordar, mantenha-se imóvel e com os olhos fechados por um momento. Isso ajuda os sonhos e insights a se cristalizarem antes que as demandas do dia a dia os afastem”, recomenda Walker.

Conclusão: a mente como alquimista

Embora o trabalho criativo e a resolução de problemas ativos sejam realizados por mentes acordadas, a verdadeira alquimia da informação acontece enquanto dormimos. Os insights e soluções que nossos cérebros elaboram durante a noite são moldados em novas associações que se revelam quando despertamos.

“A resolução criativa de problemas melhora após um período de sono”, conclui Sinclair. “Isso nos ajuda a unir as ideias que temos, filtrar informações irrelevantes e chegar a conclusões mais acertadas ao acordar no dia seguinte.”

Em suma, o sono é mais do que um mero descanso; é um processo ativo de organização e integração de informações, que pode ser melhor acompanhado e potencializado com algumas práticas simples.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes