O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT) realizou nesta sexta-feira (8) uma reunião do Conselho Fiscal, consolidando seu compromisso com a transparência e a gestão responsável dos recursos previdenciários. O encontro destacou análises atuariais, projeções para os próximos 75 anos e estratégias para garantir a sustentabilidade.
Análise atuarial e projeções para os próximos anos
Durante a reunião, foi apresentada uma avaliação detalhada da avaliação atuarial de 2025 (com base em 31/12/2024), que incluiu um comparativo desde 2017 até os dias atuais. As projeções futuras revelaram os desafios de manutenção do equilíbrio financeiro, considerando os efeitos de aumentos salariais concedidos aos servidores — fator que impacta diretamente nas despesas com aposentadorias e pensões.
José Ribamar Veloso Júnior, diretor de Investimentos do IPMT, ressaltou a importância de planejar agora para enfrentar possíveis dificuldades futuras, afirmando: “Esse é um problema que todos os entes vão enfrentar, mas temos que resolver com pragmatismo. É melhor nos programarmos agora para resolver os problemas que possamos vir a enfrentar no futuro.”
Estratégias para proteção do caixa e fortalecimento do regime previdenciário
Além do acompanhamento da gestão financeira, a reunião abordou estratégias de prevenção de riscos e ações para incrementar o valor do fundo previdenciário. Entre as propostas estão a diversificação dos investimentos, com foco na segurança e na rentabilidade, assim como o aprimoramento do controle das contribuições previdenciárias.
Veloso destacou ainda a importância de medidas legislativas e administrativas para redução de déficits futuros, além de um planejamento que prepare o IPMT para os desafios de longo prazo. “A gestão responsável dos recursos reflete na estabilidade financeira atual do IPMT, resultado do esforço para manter a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social”, reforçou.
Compromisso com a transparência e o futuro
Segundo o diretor, a reunião reforçou a relevância do planejamento estratégico e da atuação técnica na garantia dos direitos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do município de Teresina. O Conselho Fiscal continuará monitorando e sugerindo ações para assegurar a estabilidade financeira do instituto a longo prazo.